Barreiras sanitárias são instaladas nos principais acessos de Montes Claros

A Prefeitura de Montes Claros implantou, a partir desta sexta-feira (1º de maio) barreiras sanitárias como medidas de prevenção ao novo coronavírus. Três barreiras foram montadas nos principais acessos da cidade, conforme previsto no Decreto 4.036, publicado no Diário Oficial do Município nesta quinta (30) e seguem em funcionamento até o dia 31 de maio.

As fiscalizações contam com a participação das secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, MCTrans, Guarda Municipal e das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal. De acordo com o município, o decreto institui regras de quarentena para todas as pessoas que chegarem em Montes Claros, sendo que esse período de isolamento poderá ser de sete dias para assintomáticos ou de quatorze dias para quem apresentar sintomas da doença.

Como forma de identificar esses visitantes, a pessoa isolada será identificada, mediante o uso de pulseiras, com as seguintes cores: vermelha, para pessoa em quarentena pelo período de 14 dias; e laranja, para quem for cumprir quarenta de 7 dias. Não estarão submetidos à quarentena caminhoneiros, pilotos e motoristas que estejam circulando na cidade em razão do trabalho, desde que não apresentem sintomas.

Ainda segundo o documento, durante o período de quarentena, a pessoa isolada poderá deixar sua residência ou hospedagem, apenas em caso de necessidade médica ou quando devidamente autorizada a circular pela autoridade sanitária, portando um termo de autorização assinado. As regras de quarentena também se aplicam aos residentes de Montes Claros que forem notificados como casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus.

O decreto também prevê a realização de busca ativa, em domicílio ou local em que se hospede o indivíduo, para fiscalizar o cumprimento das regras de quarentena. O descumprimento das normas resultará na aplicação de multas, que terão seu valor aumentado conforme o grau da infração, além de cassação do alvará de funcionamento, no caso de empresas que promovam o transporte de passageiros ou locação de veículos, bem como hotéis e similares autorizados a funcionar.

Casos de Covid-19 no município

Segundo o último boletim disponibilizado pela Prefeitura, 15 casos de coronavírus foram confirmados em Montes Claros e 460 seguem em investigação. Três pacientes que morreram testaram positivo para a doença e seis óbitos são investigados.