Em pronunciamento na reunião extraordinária promovida nessa segunda-feira (27 de abril), o vereador Edmilson Magalhães enalteceu o trabalho do prefeito Humberto Souto, equipes de Saúde e procuradoria pelos serviços prestados na busca de medidas de combate à disseminação do coronavírus. Na data, foi realizada a assinatura do termo de responsabilidade do Decreto do Executivo, n°4.027 de 17 de abril, que abre crédito adicional ao orçamento vigente para enfrentamento da Covid-19.
Segundo a casa legislativa, o texto expedido pelo prefeito Humberto Souto (Cidadania) propõe-se a custear recursos para o atendimento de despesas imprevisíveis e urgentes, que são necessárias ao combate da pandemia. O valor estipulado é de R$15.562 milhões, com uso específico na área da saúde.
“Para nós é importantíssimo este valor, que vai terminar de equipar e abrir a Upa o Chiquinho Guimarães, para que seja um ponto de apoio e que possa atender pelo menos 60 pessoas”, destacou Edmilson.
Além da UPA, Magalhães reforça que o recurso deverá ser destinado para aquisição de novos equipamentos e estruturação de 40 novos leitos a serem construídos no terceiro andar do hospital Hospital Dr. Alpheu Gonçalves de Quadros, no Bairro Santo Antônio. “Esse recurso vem em boa hora.A casa cumpre o seu papel de responsabilidade social, mas o momento é de vigilância e cuidados. Não não podemos, agora, ceder às pressões e afrouxar as normas”, ressaltou.
Até essa segunda dados do setor de Epidemiologia do município revelaram que Montes Claros registrou 1.633 casos suspeitos de coronavírus, 173 foram descartados por exames clínicos. Dois novos casos de coronavírus são confirmados em Montes Claros; número de vítimas chega a nove.