Copa José Maria Melo: coordenação e representantes de equipes aguardam decisão das autoridades para estipular nova data

Foto: Daniel Versiani

O mundo do esporte parou devido ao avanço da Covid-19 e competições que estavam previstas para este ano estão paradas. Outras que ainda nem viram a bola rolar esperam a decisão das autoridades para dar início ao espetáculo. Para chegar a um consenso, a coordenação da Copa José Maria Melo de Montes Claros realizou, nesta semana, uma reunião através de uma plataforma on-line e discutiu o futuro do torneio, previsto para começar no neste sábado (25 de abril).

Os 25 representantes das equipes inscritas na edição 2020 do torneio, participaram do encontro virtual, onde foram ajustados pontos primordiais da copa, que precisou ter a data alterada frente à pandemia que se alastrou nos últimos meses. A medida se deu em função da preservação da saúde dos atletas e demais profissionais envolvidos, seguindo recomendações dos órgãos competentes. .

De acordo com a coordenação, o que ficou acertado é que será aguardado a liberação dos decretos, do Governo Federal, Estadual e, em especial, o Municipal para ser agendada a data de início do campeonato. Em caso de regularização da situação e, consequentemente, abertura dos eventos esportivos na cidade, ficou decidido que as equipes terão 25 dias para se preparem para os jogos.

Novas inscrições também poderão ser feitas para as equipes do sub-11, 13 e 15. O prazo será só será informado quando houver a definição da nova data de abertura. “Esperamos que todos neste momento sigam os cuidados básicos e orientações das autoridades de saúde, em busca de vencermos o coronavírus o quanto antes. Em breve, esperamos dar novidades para todos”, informa a nota divulgada pelo coordenador Marlon Araújo.

Alterações anteriores

As primeiras mudanças foram feitas ainda na segunda quinzena do mês de março, para abertura e prazo de inscrição. Elas foram feitas seguindo os decretos municipais, à época, Nº. 4001 e Nº 4002, dos dias 13 e 17 de março de 2020, que determinavam estado de emergência em saúde pública em Montes Claros e estipularem diversas ações de combate à doença.

A competição, que inicialmente estava marcada 4 de abril, foi transferida para o dia 25. O congresso técnico seria realizado nessa semana e as inscrições terminariam no dia 20. Em pouco tempo, naquela ocasião, já eram mais de 50 equipes inscritas. As categorias feminina e sub-17 já tinham o número de vagas encerrado.