Queda no estoque de sangue chega a 65% no Hemocentro de Montes Claros por causa da pandemia do coronavírus

Por causa da pandemia do Novo Coronavírus a queda no estoque de sangue do tipo sanguíneo “O” caiu cerca de 65% no Hemocentro de Montes Claros. De acordo com a responsável pela captação de doadores do Hemocentro, Rosana Silva, a situação é preocupante.

“Quem já é nosso doador e pertence aos grupos ‘O Negativo’ ou ‘O Positivo’ tem prioridade no nosso atendimento. Basta chegar e falar”. A entrada de candidatos dos demais grupos chegou a 40%. Os grupos de doadores continuam limitados a 10 pessoas para evitar aglomeração.

A recepção do prédio terá limitação de cadeiras para atender aos doadores com as distâncias estabelecidas pelas diretrizes governamentais em ambientes públicos.

Agendamentos

O Hemocentro funciona de segunda a  sexta-feira, das 7h as 17h30. O agendamento pode ser feito pelo telefone 155, clicando na opção 1 ou  ou pelo site do governo. Mais informações pelo (38) 3218-7800.

O Hemocentro Regional de Montes Claros atende 38 unidades hospitalares, em 26 municípios do Norte de Minas Gerais.

Quem pode doar?

  • Pessoas que estejam com boa saúde e idade entre 16 até 69 anos; (menores poderão doar apenas com consentimento dos pais ou responsáveis legais); A primeira doação somente poderá ser feita por candidatos com menos de 60 anos.
  • Pesar acima de 50 quilos e dormir bem na noite anterior a doação (6 horas no mínimo);
  • Ficar pelo menos 12 horas antes da doação sem ingerir bebida alcoólica;
  • Apresentar documento original da carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira de motorista (dentro do prazo de validade) com foto;
  • Não apresentar nenhum sintoma de febre amarela, dengue, zika, sarampo e chikungunya, nos últimos 30 dias.