A pandeia do coronavírus impôs um estilo de vida diferente para milhões de pessoas ao redor do mundo, limites, mudança nos hábitos e rotinas, dificuldades financeiras e outros. Mas, o que tem preocupado lideranças religiosas é quanto à saúde mental dos fiéis.
Como forma de acolher pessoas que se encontram vulneráveis, sobretudo, emocionalmente, a Arquidiocese de Montes Claros lançou o serviço solidário SOS Escuta. Com apoio de um grupo de mais de 120 escutadores, divididos em escalas de 30 em 30 minutos, a iniciativa visa disponibilizar a escuta por meio telefônico. O horário de funcionamento será das 6h à meia-noite.
De acordo com a Diocese, as comunidades eclesiais desempenham um papel importante no momento em que oferecem múltiplas formas para as pessoas se encontrarem, conversarem, celebrarem e também escutarem a Palavra de Deus.
Diante do cenário de isolamento físico e de combate à disseminação da Covid-19, houve a privação de pessoas e o acesso aos serviços ofertados pelas comunidades foram afetados, bem como a dificuldade para o sacramento da confissão.
O SOS Escuta começou a funcionar no último domingo (19). Depois ouvir a sugestão de uma paróquia, Dom João Justino reuniu um grupo de colaboradores que decidiram disponibilizar o serviço solidário da Arquidiocese. Os interessados podem ligar ou mandar uma mensagem para (38) 9 9742-8255.
Fonte: Arquidiocese de Montes Claros