Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Montes Claros participam, neste sábado (18 de abril), de mais um “Dia D Regional de Combate à Dengue”. A ação está sendo feita nos bairros Cintra, Lourdes e Monte Alegre, e segue até às 17h.
De acordo com o município, é preciso que os moradores retirem de dentro da residência qualquer material sirva de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, incluindo vasos, latas e pneus velhos, para que sejam recolhidos. Serão disponibilizados caminhões da ação retirarão os objetos das portas das casas.
Segundo o CCZ, o Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) apontou um alto índice de infestação em Montes Claros, de 10,3%, isto é, de cada dez imóveis vistoriados, em um foram encontradas larvas do Aedes, responsável pela transmissão da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Além disso, 11 vezes mais do que é recomendado pelo Ministério da Saúde.
Segundo dados do Ministério, em 2019 foram notificados mais de um milhão e meio de casos prováveis de dengue. A cada 100 mil habitantes a taxa de incidência passou dos 735 registros. 1.419 confirmações consideradas casos graves da doença.