Começa nesta quinta-feira, (16 de abril) a segunda etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza. A prioridade é a imunização de profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de condições clínicas especiais e de doenças crônicas não transmissíveis; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Para esta segunda etapa da Campanha foi antecipada a vacinação de caminhoneiros; motoristas e cobradores do transporte coletivo e trabalhadores do sistema portuário.
Nos 54 municípios que integram a área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros a estimativa é de que 80 mil pessoas compõem o público alvo da segunda etapa da Campanha de Vacinação. Para isso, nesta quarta e quinta-feira, 15 e 16, a SRS está repassando a primeira remessa de 47 mil doses de vacinas para as secretarias municipais de saúde. A meta é de que, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários sejam vacinados pelos municípios.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes ressalta a importância dos municípios intensificarem as ações de mobilização da população alvo da Campanha. Porém, para evitar a aglomeração de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a coordenadora observa que os municípios podem optar por formatos diferenciados de organização de processos de trabalho das equipes, inclusive com estabelecimento de parcerias com outras instituições públicas e privadas visando descentralizar o máximo possível a vacinação para além das unidades de atenção primária à saúde.
“A vacina deixa o sistema imunobiológico protegido contra cepas do vírus influenza, milhares de vezes mais comuns do que o coronavírus. Se a pessoa tiver algum problema de saúde e avisar que foi vacinada contra a gripe, isso auxiliará os profissionais de saúde a pensar em outros vírus”, observa Agna Menezes.
Etapas
A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza começou dia 23 de março e prossegue até 22 de maio, tendo como públicos alvos idosos e trabalhadores da área da saúde. A vacinação das pessoas que pertencem a esse grupo continua, mesmo com o início da segunda fase da Campanha, nesta quinta-feira.
A terceira etapa está prevista ser iniciada dia 9 de maio, tendo como público alvo crianças de seis meses a menores de seis anos; professores das escolas públicas e privadas; gestantes; puérperas; povos indígenas; pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idade.
Cobertura vacinal
Dados contabilizados até a manhã desta terça-feira pelo Sistema Nacional de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), administrado pelo Ministério da Saúde, aponta que nos 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS de Montes Claros mais de 109,7 mil idosos e trabalhadores da saúde já foram vacinados contra a gripe.
No caso dos idosos já foram imunizadas mais de 92,1 mil pessoas de um total de 108 mil 596 integrantes desse público alvo. O percentual de cobertura vacinal de idosos já alcançou 84,81%. Ao todo, 19 municípios já alcançaram a meta de vacinar 90% dos idosos.
Já com relação aos trabalhadores da saúde o percentual de cobertura já alcançou 73,58%, totalizando 17 mil 690 pessoas vacinadas. Dos 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, 31 localidades já atingiram a meta de vacinar 90% dos trabalhadores da saúde.
Montes Claros
De acordo com o Ministério da Saúde, Montes Claros possui cerca de 33,7 mil idosos. Até esta terça-feira, dados lançados pelo município no SIPNI apontam que já foram imunizadas mais de 33,3 mil pessoas, com o percentual de cobertura vacinal chegando a 98,80%.
Por outro lado, dos 12,3 mil trabalhadores da saúde em Montes Claros a Campanha já alcançou 7,2 mil profissionais. Nesse caso o percentual de cobertura está em 58,54%.