Frota de ambulâncias do SAMU é 70% renovada com a entrega de 39 veículos

Foto: Samu / Divulgação

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) recebeu a doação de 39 ambulâncias do Governo Federal, nesta quinta-feira (9 de abril). A medida faz parte da renovação de frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil. Os veículos foram retirados por uma comitiva formada por condutores socorristas do SAMU que saiu de Montes Claros, na última terça-feira (7), em direção à São Paulo para trazer os novos veículos ao Norte de Minas.

A aquisição das novas unidades, que se traduz em um investimento de quase R$ 7 milhões de reais, tem como objetivo atualizar a frota que possui veículos com um desgaste natural pela especificidade do serviço de urgência. Com as novas ambulâncias, o SAMU Macro Norte poderá atender de forma mais rápida e eficiente pacientes que precisem do serviço de urgência e emergência, além de reduzir o gasto com manutenção dos veículos.

As novas ambulâncias farão parte das 55 unidades distribuídas estrategicamente nas 42 bases descentralizadas do SAMU no Norte de Minas. É importante frisar que além do Cisrun ser o primeiro consórcio regionalizado do Brasil com finalidade de gerir o SAMU, ele enfrenta grandes adversidades por causa da sua área de cobertura.

Para que o SAMU Macro Norte fosse contemplado com a doação, a União levou em consideração alguns critérios como tempo de uso dos veículos. “Um dos critérios avaliados foi que as instituições mantenedoras dos serviços, no caso do Norte de Minas, o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), não possuíssem pendências nos órgãos de fiscalizadores do Governo Federal como o Ministério da Saúde, por exemplo”, conta a diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda.

O presidente do Cisrun, Silvanei Batista Santos, lembra que as ambulâncias do SAMU Macro Norte atendem uma região com 86 municípios e com uma extensão de cerca de 120 mil km² enfrentando estradas de terra com bancos de areia, lama e travessias de rios em balsas, além de percorrer distâncias de até 500 km ao dia. “Com a combinação desses fatores, os veículos do SAMU têm um desgaste mais rápido necessitando, assim, de uma maior frequência na renovação da frota. Agradecemos à doação do Governo Federal que será muito bem utilizada pelo SAMU em benefício da população”, conclui.

 

Fonte: Ascom Samu