Em Bocaiuva ruas são fechadas e circulação de veículos na região central é proibida; medida divide opinião e causa reclamações nas redes sociais

A prefeitura de Bocaiuva, no Norte de Minas, proibiu a circulação de veículos nas ruas e avenidas centrais da cidade. O objetivo é diminuir o fluxo de pessoas e evitar aglomeração e assim combater a pandemia do Novo Coronavírus. O fechamento foi solicitado pelo comando da Polícia Militar do município e a ação foi aprovada pelo comitê de crise do coronavírus na cidade.

Segundo o procurador Jurídico de Bocaiuva, Décio Marílio Dias, a interdição não é total e ainda existe ainda a possibilidade de se adentrar ao centro da cidade. “Observou-se uma movimentação muito grande de pessoas no centro, onde ficam as agências bancárias, e isso estava em desacordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que pede o distanciamento. Então o fechamento foi pensado em conjunto, por solicitação da Polícia Militar, para que houvesse a dispersão das pessoas”, explica.

Medida gerou polêmica

O município de Bocaiuva decretou estado de emergência, por causa da pandemia, no dia 16 de março e no dia 19 editou um decreto com medidas temporárias de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus.

Eventos sociais e esportivos foram suspensos, assim como a visitação ao Hospital Regional Doutor Gil Alves. O comércio teve restrições no atendimento e uma equipe foi estabelecida para garantir a fiscalização e o cumprimento do decreto.

Apesar de ter sido aprovada pelo comitê de crise do coronavírus, o fechamento de algumas ruas e avenidas que dão acesso ao centro foi a medida que mais gerou polêmica além de discussão nas redes sociais. Na página do Facebook do jornalista bocaiuvense Paulo Brandão, muitas pessoas concordaram com as medidas. Mas há, também aqueles que não gostaram de ver as ruas fechadas com manilhas.

“São os veículos que transmitem o vírus? Medida inócua sem base e sem fundamento. Se isso fosse resolver São Paulo, Rio e BH, dentre outras cidades teriam adotado tais medidas. A neura tomou conta”, disse um internauta.

Apesar das críticas o Procurador Jurídico, Décio Marílio Dias, diz que o fechamento é momentâneo e visa garantir a segurança da população. “Ate que se passe o pico do contágio que começou dia 6 e vai até o dia 25 de abril. E já obtivemos resultados porque houve uma dispersão de pessoas, especialmente próximo aos bancos”.

Coronavírus em Bocaiuva

Na cidade foram notificados até agora 49 casos suspeitos da Covid-19. No total, 15 foram descartados após os pacientes passarem por isolamento e não apresentarem sintomas graves da doença. Um caso foi descartado por meio de exame laboratorial e os resultados de dois testes ainda são aguardados. O município investiga uma morte suspeita para a Covid-19 e descartou o óbito de um bebê.

Nesta sexta-feira (10 de abril) e sábado (11) o município fará a desinfecção do centro da cidade. “Será uma limpeza nos pontos que normalmente tem mais movimento e aglomeração: bancos, avenida principal e em torno da rodoviária. Esperamos o mais rápido possível voltar à normalidade quanto ao funcionamento e ao acesso das pessoas ao super centro”, finalizou o procurador.