Secretaria de Estado de Saúde realiza o repasse de aproximadamente 730 mil EPIs a hospitais de Montes Claros

Foto: Divulgação/SES-MG

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) fará nesta semana, o repasse de cerca de 730 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os hospitais de Montes Claros, no Norte de Minas. Os EPIs serão utilizados por profissionais de saúde no atendimento de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave e que tenham suspeita de terem contraído a Covid-19.

Serão beneficiados os hospitais Aroldo Tourinho; Santa Casa; Hospital Universitário Clemente de Farias e o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro. A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques ressalta a importância do trabalho de apoio que a SES-MG está destinando aos hospitais de referência no atendimento de pacientes em situação grave de saúde.

“Como é do conhecimento de todos, devido à pandemia do coronavírus há falta de equipamentos de proteção individual em todo o mundo. As demandas aumentaram muito e o repasse de EPIs aos hospitais de referência macrorregional ameniza a situação e dá mais tranquilidade aos profissionais de saúde nos atendimentos que venham ocorrer, envolvendo pacientes com suspeitas de terem sido acometidos pela Covid-19”, frisa a superintendente.

Entre os equipamentos repassados aos hospitais de Montes Claros estão: 117,5 mil máscaras descartáveis triplaface; 13,7 mil máscaras N95 utilizadas por médicos e enfermeiros; 7,8 mil aventais descartáveis para realização de procedimentos; 1,7 mil aventais descartáveis manga longa; 98,1 mil luvas látex tamanho grande; 196,2 mil luvas látex tamanho médio; 98,1 mil luvas látex tamanho pequeno e 195,9 mil toucas.

Outras regiões de MG

Em todo o estado serão distribuídos mais de 4,5 milhões EPIs a 18 hospitais de 12 municípios. A Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde da SES-MG explica que o critério técnico para distribuição dos equipamentos incluiu os hospitais de referência macrorregional no atendimento de pacientes graves, conforme registro de internações no sistema SUS Fácil.

“Os hospitais contemplados estão no grupo de máxima prioridade e tiveram a demanda mensal atendida integralmente, conforme estimativa estabelecida pelos parâmetros preconizados pela Vigilância Sanitária”, esclarece.

Em Uberlândia, Juiz de Fora e Sete Lagoas estão sendo repassados equipamentos de proteção individual para dois hospitais em cada localidade. Os demais municípios que receberão EPIs e tem um hospital contemplado são: Contagem; Betim; Ribeirão das Neves; Uberaba; Governador Valadares; Ipatinga; Divinópolis e Ibirité.