Empresários se reinventam para manter vendas de Páscoa em meio à pandemia do coronavírus em Montes Claros

Fotos: Arquivo Pessoal

Vendas on-line dos ovos de páscoa, contratação de entregadores e regras rígidas de higienização durante a produção. Essas foram algumas maneiras que os microempreendedores de Montes Claros, no Norte de Minas, encontraram para se manter no mercado em meio à pandemia do novo coronavírus.

A chegada do mês de abril trouxe um misto de incerteza para os que pensaram em lucrar com a Páscoa em 2020. A doceria do casal Jefferson Markhony Neri e Ângela Márcia Vieira Neri surgiu em 2017 com a venda de trufas, com o intuito de complementar a renda. No início, a revenda dos doces artesanais eram realizadas em universidades e comércios, com o passar do tempo eles incluíram no cardápio os bolos e os tão amados ovos de páscoa.

Diante da incerteza nas vendas. Para manter a demanda aquecida, o casal precisou usar a criatividade e apostar na divulgação na internet e no delivery. “A alternativa que criamos para reduzir o impacto nas vendas foi buscar intensificar nossa presença nas redes sociais, principalmente no Instagram, e inserir a opção de entrega para a Páscoa. Para o restante do ano, ainda estamos buscando alternativas. Infelizmente, acreditamos que pelo menos até o fim do ano ainda estaremos em um cenário de crise”, disse Jefferson Markhony.

Markhony ainda destaca que compreende a queda na demanda, já que os clientes estão priorizando a renda para os gastos essenciais. “Nossa expectativa para este ano, era dobrar as vendas de ovos de Páscoa. No entanto, assim que a pandemia chegou aqui no Brasil, já começamos a mudar nossa estratégia. Isso pensando no fato de que houve um grande redução no fluxo financeiro da cidade. E como Montes Claros é uma cidade ainda comercial, nossos clientes estão precisando priorizar seus gastos primários em meio à crise”, contou.

A microempresária Dayse Alves Canela, que também trabalha com a confecção de forma artesanal há cinco anos, no Bairro Vila Telma, conta que neste período do ano as vendas chegam dobrar, mas ela tem receio que isso não aconteça devido a pandemia que acomete na cidade e no mundo.

“A páscoa para a confeitaria é o mês mais lucrativo, logo depois do Natal. Nós nos preparamos para ela desde janeiro porque é o melhor mês de venda. A maioria dos clientes se preocupam mais com a questão da economia. O maior medo das pessoas não é nem sair de casa, mas sim o gasto com algo que não é essencial. Com relação a isso, eu não tenho muito o que fazer. Estamos preocupados porque não sabemos o que será das próximas semanas, que são bem as que antecedem a Páscoa”, desabafa.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Amendoim e Balas (Abicab), antes da pandemia, era previsto um aumento nas vendas de ovos de páscoa, levando em consideração o ano de 2019, bem como um acréscimo de aproximadamente 16% no volume de mão de obra no período. Com a iminente crise, os pequenos negócios devem sentir o impacto e queda pela procura.

Empreendedores confiantes

A microempreendedora Lilliane Silveira, no Bairro Major Prates, em Montes Claros, não quer saber de crise e acredita que mesmo com o momento ruim as vendas na semana da Páscoa tendem a aumentar. “É um momento difícil, mas não podemos entrar em desespero. É claro que não iremos vender como esperávamos, mas adotei medidas para agradar o cliente, como redução dos preços, serviços de entrega sem taxa, criação de novas receitas e tamanhos e muita divulgação nas nossas redes sociais. E ainda tive a sorte de ter comprado embalagens e matéria-prima antes da chegada do coronavírus. Com isso, mesmo com as dificuldades, estamos recebendo encomendas”, ressalta.

Outro empreendedor que acredita em boas vendas dos ovos de páscoa é Sebastião Silva Costa Filho, que possui uma empresa de  Doces Goumert, no Bairro Amazonas. Ele aposta na fidelidade da clientela e divulgação nas redes sociais para atrair novos compradores.

“Temos que acreditar, não podemos desanimar agora. Tenho vários clientes que compram todos os anos e, mesmo com este momento difícil, muitos vão comprar e até já estamos recebemos encomendas. Investimos muito na divulgação nas nossas redes sociais e num contato mais próximo, com mensagens por aplicativo. Incrementamos o sistema delivery e entregamos pessoalmente em qualquer parte da cidade”, reforça.

Além das estratégias usadas pelos empreendedores, o consultor do Sebrae Minas Mateus Martins destaca outras iniciativas importantes, sobretudo em momentos de crise:

  • Quem já comprou, pode comprar de novo

Este é o momento de usar sua rede de contatos para garantir mais vendas. Converse com as pessoas que em outros anos foram clientes. Elas podem ser uma lista de consumidores em potencial. Faça contato pessoalmente com amigos e familiares

  • Faça o diferente

Mostre para seu cliente o porquê ele deve comprar de você. Use toda a sua criatividade para criar diferenciais se comparado aos anos anteriores e aos seus concorrentes. Pode ser um novo sabor; o ovo em um formato diferenciado, em um tamanho maior (em função das pessoas estarem reunidas em família), ou menor (para o caso daqueles que moram sozinhos); ofereça entrega em regiões próxima a sua casa; e use toda a sua imaginação para criar o senso de oportunidade no seu cliente.

  • Crie pacotes e ofertas

Crie pacotes que incentivem os clientes a comprarem mais de um produto. A páscoa pode ser uma ótima oportunidade de presentear amigos e familiares, por isso, devemos criar campanhas que incentivem os consumidores a fazerem compras em conjunto. Exemplos: “Campanha compre 2 leve 3”, “50% na compra de um segundo ovo de páscoa”, ou qualquer outra campanha que incentive seu cliente a levar mais de um produto.

  • Entregue mais que prometeu

Encantar seu cliente neste momento pode gerar várias indicações e, consequentemente, mais vendas. Por isso, busque apresentar diferenciais para ele. Use sua criatividade e mostre sua gratidão ao cliente por estar com você neste período turbulento. Envie um bombom personalizado, ou uma carta escrita à mão, ou qualquer outro mimo. Aqui, não importa o valor do presente e sim a atitude de carinho. Acredite, seu cliente irá valorizar.

  • Utilize as redes sociais

Com a reclusão das pessoas em casa a presença nas redes sociais aumentou consideravelmente. Aproveite esse momento para postar conteúdos relacionados aos seus produtos. Tire boas fotos, crie sorteios e peça para seus amigos compartilharem seus posts.

**Escrita pelo repórter Gian Marlon em colaboração Cida Santana (Ascom Sebrae)