Deu início nessa segunda-feira (30 de março) às atividades do Primeiro Posto Avançado do 7° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em Francisco Sá, no Norte de Minas. A expansão da corporação estava prevista no Planejamento Estratégico da Corporação.
Segundo os Bombeiros, a instalação foi motivada em decorrência do grande número de ocorrências na região, principalmente no o trecho de serra da BR-251, próxima a cidade, onde se é palco de diversos acidentes.
Na unidade, serão atendidas ocorrências como incêndios em residências, vegetação, buscas a pessoas desaparecidas e salvamentos diversos, tanto de pessoas quanto de animais, além de realizar fiscalizações diversas em todo o município e proximidades. O posto avançado contará, ainda, com um efetivo de 18 militares, que será guarnecido por um caminhão Auto Bomba Salvamento, um Auto Patrulha de Fiscalização, além de uma motocicleta.
Para o Comandante do 7° BBM, Major Darlan Moreira Soares, a instalação da unidade será fundamental e terá mais proximidade entre os Bombeiros e a população. “O aumento da capilarização, atualmente é um dos norteadores do nosso trabalho. A entrada em funcionamento do P.A. Francisco Sá é mais uma das metas que temos cumprido no sentido de levar os trabalhos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais para mais perto dos cidadãos”, destacou.
O prefeito Mário Osvaldo Casasanta ressaltou que tem buscado melhorar a qualidade de vida dos francisco-saenses e acrescentou que a P.A. é mais um passo importante. “Toda a reforma do prédio foi feita com recursos e mão de obra próprios do município, tendo sido investidos mais de R$ 50 mil na unidade. Infelizmente, tivemos que adiar a solenidade de inauguração por conta da pandemia, mas o mais importante nesse momento, é que conseguimos realizar um antigo sonho dos moradores da cidade.” disse