Fábrica clandestina de álcool em gel é fechada em Montes Claros

Foto: Raphael Bicalho

Uma fábrica clandestina de álcool em gel e produtos de beleza foi fechada após uma denúncia anônima nesta segunda-feira (30 de março), no Bairro Vila Atlântida, em Montes Claros, no Norte de Minas. A ação foi realizada pela  vigilância sanitária e contou com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar; três pessoas foram presas.

A vigilância sanitária chegou até o laboratório clandestino após denúncia; no local eram produzidos diversos produtos de beleza e álcool em gel, sem nota fiscal.

De acordo com a Polícia Militar, um técnico químico de 42 anos, responsável pela produção do material, a esposa dele, também de 42, e o filho do casal, de 20, foram presos suspeitas de atuarem na venda dos produtos há pelo menos cinco anos. Eles podem responder pelo crime contra saúde pública com pena prevista de 10 a 15 anos de prisão.

De acordo com o Tenente da PM, Fábio Alves Mota, a fabricação do álcool em gel começou há pouco tempo, após a falta do produto na cidade, devido à pandemia do coronavírus.

Mais de mil produtos foram apreendidos pela vigilância sanitária de Montes Claros e serão encaminhados para a Receita Federal. De acordo com Luis Paulo Ruas, Autoridade Sanitária, o material além de irregular ainda pode causar sérios danos a saúde dos consumidores.

A Prefeitura Municipal ressaltou que denúncias podem ser feitas das 9h às 13h pelo telefone (38) 2211-4230; ou pelo WhatsApp 9.9819-9965.