Um grupo de jovens de uma das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia de Montes Claros decidiram neste período de quarentena ter encontros diários por meio de um aplicativo de vídeo-chamada. Ao mesmo tempo que serve para ocupar o tempo neste período de reclusão social, tem o objetivo também de solidificar a amizade, mesmo que virtualmente.
Julio Salomão, palestrante motivacional, explica que a ideia surgiu por parte de uma das integrantes do grupo, e foi prontamente aceita pelos amigos. “Começamos com um número pequeno e estamos crescendo, a proposta é ter encontros diários online onde oramos, trocamos experiências, cantamos, falamos da nossa esperança e nos descontraímos também. Entendemos a necessidade do isolamento social neste momento, mas também entendemos a necessidade de mantermos nossos encontros, principalmente neste momento, onde um da força e suporte ao outro. Isso faz com que os nossos encontros “virtuais” sejam de vital importância”, assinala Salomão.
Encurtar distâncias
Ian Viana de Souza, de 21 anos, é estudante de Engenharia Civil, explica que nesse tempo de isolamento social, onde o contato físico deve ser evitado, os jovens enxergaram na internet uma forma de encurtar a distância e promover momentos de reflexão mas, também de descontração entre os participantes.
“Inicialmente seria somente um teste, porém o resultado foi melhor que pensei. Reunir várias pessoas cada um de sua casa para bater papo, brincar, orar uns pelos outros e ter momentos de reflexão é tudo de bom. Está sendo realmente fortificante, e a cada reunião nos unimos mais”, frisa Ian.
Para Samuel Souza Aguiar, de 15 anos, estudante do ensino médio, o contato com as outras pessoas, mesmo que online ajuda a manter firmes e não desanimar. “Nos encontramos todos os dias sempre na parte da noite, e é bem divertido, além de nos conectar mais com Deus, acaba sendo um momento de recreação”, garante o estudante.
Igreja em casa
Já Yasmin Kelly Machado Souza, 23 anos, Farmacêutica, salienta que manter o contato com os amigos do grupo é essencial. “É relevante entender que a igreja somos nós e unidos não importa onde nos encontramos, podemos ser igreja em qualquer lugar mesmo não estando presente fisicamente”, pondera Yasmin.
O Engenheiro civil Gabriel Souza Aguiar, afirmar que nestas reuniões encontrou uma maneira de promover não apenas a parte espiritual mas também de socialização entre os participantes.
“Reunirmos online, para não só cantar e orar, mas também para entretenimento, creio que esses momentos de brincadeira une as pessoas, e o mais importante da igreja nos dias de hoje é estarmos unidos, juntos, um fortalecendo o outro, os resultados estão sendo legais, claro que não é a mesma coisa pessoalmente, mas tá sendo de grande relevância”, afirma Gabriel.
Cultos online
E com a suspensão dos cultos presenciais nas igrejas, em decorrência do Coronavírus, a maioria das denominações religiosas adotaram a prática dos cultos online para manter a adoração feita pelos fiéis.
Na Igreja Adventista do Sétimo Dia, desde o final de semana passado, os cultos passaram a ser transmitidos por um dos canais desta denominação religiosa, e através da TV Novo Tempo que pode ser sintonizada nas TVs por assinatura e pelo site
Pastor Felipe Andrade, líder de comunicação da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Norte e Noroeste de MG, observa que as pessoas estão na internet, por isso, o objetivo é usar este mecanismo para chegar a um maior número de pessoas.
“Estamos sendo convidados a viver em uma reclusão social devido ao coronavírus, entendemos que a internet é uma grande aliada para que pessoas independente da Geografia, tenham a oportunidade de conhecer sobre Jesus”, declara Andrade.