Rede de solidariedade em Mirabela realiza a capacitação de interessados em confeccionar máscaras artesanais

Uma rede de solidariedade está sendo formada com pessoas comuns, que desejam ajudar ao próximo em Mirabela, diante da pandemia do Novo Coronavírus. Uma biomédica da cidade está recrutando voluntárias para confeccionar máscaras artesanais.

“A ação em rede funciona assim: o laboratório Miralab doou elásticos e linhas, a Secretaria Municipal de Educação, o TNT, eu estou doando o meu tempo e encontrando mais pessoas para se juntar à rede, que já tem nove mirabelenses”, falou Deusdinaide Gomes Queiróz.

Ela conta que a ideia surgiu quando avistou que os pacientes atendidos no Laboratório estavam indo sem máscaras para o local. A coordenadora da atenção primária da Secretaria de Saúde do município, Amanda Vieira, informou que as máscaras regulamentadas pela Anvisa estão com preços acima do normal e estão em falta, devido a grande procura.

Ela também está captando voluntárias para a produção de mais máscaras artesanais para serem usadas neste momento de crise. Leda Rocha é professora aposentada e também é costureira. Ele foi recrutada pela sobrinha Lorem Charallo e prontamente atendeu ao chamado.

A extensionista da Emater, Anete Rabelo, elogiou a ação. “Que atitude bacana! Deus abençoe muito vocês. Eu não posso costurar mas se quiserem posso cortar. É só trazer que eu corto e vocês costuram”, descreveu.

Segundo Charlene Souto, Secretária-adjunta de Saúde, a máscara é uma barreira física. “Quem não tem outra alternativa, faz com pano. Pega um tecido, coloca um elástico. É uma barreira física para que não haja, ao falar, ao tossir, ao espirrar, a disseminação de gotículas que possam contaminar outras pessoas”, disse.

O prefeito Luciano Rabelo informou que nesse turbilhão de problemas enfrentados, é possível perceber a criatividade humanitária, o amor pelo outro, que estão cada vez mais aflorados. “É a população ajudando a garantir a segurança, neste momento de enfrentamento da doença. Uma unidade de máscara era adquirida por R$ 0,20 e agora ultrapassa os R$ 5,00. Um aumento absurdo e a nossa população dando excelente exemplo de boas práticas”, encerrou o Chefe do Executivo.

Para quem tem o interesse em ajudar na produção das máscaras, pode entrar em contato com a Central Coronavírus pelo telefone (38) 9.9833-6598.