O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (25 de março) que fará o reembolso das taxas de inscrição dos processos seletivos do Censo 2020. Junto à Cebraspe, o Instituto trabalha para viabilizar o ressarcimento dos valores pagos pelas inscrições em breve.
As informações cadastrais de cada um dos pagantes serão repassados pela Cebraspe ao IBGE. Em seguida, será feito o reembolso, que ficará disponível e seguirá a ordem de pagamento, a cada um dos candidatos. O valor será depositado nas agências do Banco do Brasil.
Segundo o Instituto, a princípio, a data prevista para a disponibilização do ressarcimento é dia 18 de maio de 2020. Para Minas Gerais, eram destinadas quase 22 mil vagas de trabalho, para todos os municípios. Caso ocorresse, as inscrições teriam sido encerradas nessa terça-feira (24). Estavam previstos dois processos seletivos: um para Agentes Censitários Municipais/Agentes Censitários Supervisores (nível médio) e para Recenseadores (nível fundamental).
Censo adiado
A pandemia do coronavírus fez com o Censo Demográfico fosse adiado para 2021. A alteração foi feita seguindo as orientações do Ministério da Saúde para combater o vírus. Foi suspensa, ainda, a coleta domiciliar presencial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (IPCA, IPCA-15, IPCA-E e INPC), bem como o do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI).
O próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho do ano seguinte. A coleta de dados está prevista para acontecer entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.