Governador anuncia criação de 800 leitos para combater o coronavírus em Minas Gerais

Minas Gerais começa nesta quarta-feira (25 de março) a construção de um hospital de campanha no Expominas, em Belo Horizonte. 800 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serão oferecidos para enfrentamento do coronavírus. O governador Romeu Zema divulgou a informação em coletiva de imprensa transmitida ao vivo nessa terça-feira (24).

A estrutura será montada dentro de um dos galpões do Expominas, numa área de 18 mil metros quadrados. A secretaria de Estado da Saúde informou que os leitos vão atender pacientes menos graves.

De acordo com Zema, outros leitos serão ampliados em hospitais no interior. A Polícia Militar passou a contatar prefeituras para ter um panorama de onde podem ser erguidos hospitais de campanha ou ampliados leitos em unidades já existentes. Inicialmente, Uberlândia, Juiz de Fora, Barbacena e Divinópolis são municípios que apresentam potencial.

Até o momento, o Sistema Único de Saúde (SUS) opera com cerca de 2 mil leitos no estado. Metade desses estarão vagos com o cancelamento das cirurgias eletivas. Montes Claros, o Hospital Santa Casa, maior da região do Norte de Minas, possui 405 leitos (convênios e SUS).

Em São Francisco (MG), o Executivo junto ao Legislativo disponibilizaram investimento de quase R$ 1 milhão para equipar o hospital do município. Está previsto a criação de oito leitos de terapia semi-intensiva no Hospital Doutor Brício de Castro Dourado.

Confira o anúncio na íntegra 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Não pouparei nenhum esforço para proteger os mineiros e mineiras. #ficaemcasamg #coronavirus #todosporminas

Uma publicação compartilhada por Romeu Zema (@romeuzemaoficial) em