Após solicitação do vereador Edmilson Magalhães, Montes Claros não terá rodízio de água

O vereador Edmilson Magalhães encaminhou um ofício ao prefeito Humberto Souto na última semana, que foi subscrito por todos os vereadores. A solicitação do parlamentar era da suspensão temporária no rodízio de abastecimento hídrico em Montes Claros, como medida preventiva  durante ao momento de pandemia.

De acordo com Edmilson, a atual situação vivida na cidade momento é de cautela, sendo fundamental a higienização correta para que haja o enfrentamento da propagação da Covid-19, baseando-se na recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Reconhecendo a importância do assunto abordado pelo vereador, Humberto Souto viabilizou estudos junto à Copasa e incluiu o requerimento no Art 7°, do decreto n° 4007 – que dispõe sobre a adoção de medidas temporárias e emergências de contágio pelo novo coronavírus.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), por meio de nota, comunicou que devido o isolamento social, recomendado para o momento de enfrentamento ao coronavírus, a Copasa avalia que o consumo de água tende a se elevar. Por isso, a companhia orienta que o clientes façam o uso racional da água e evite desperdícios.

Entre as medidas adotadas pela copasa estão:

  • Não realizar corte do fornecimento de água dos clientes que são mais vulneráveis, aqueles que contam com tarifa social. Essa medida vai até o dia 30 de abril, podendo esse prazo ser prorrogado enquanto permanecer a situação de crise. Para essa categoria também não haverá incidência de juros e multas em razão de atraso no pagamento incidentes sobre faturas já vencidas, inclusive.
  • Para os clientes que receberam aviso de suspensão de abastecimento de água entre os dias 23 de fevereiro e 20 de março, o prazo de pagamento será prorrogado para 20 de abril.
  • Decisão de não fazer a leitura do hidrômetro que se situam dentro das casas para evitar contato desnecessário entre a população e os leituristas.

O vereador reitera o agradecimento ao prefeito e aos diretores da Copasa, que entenderam a importância de manter o abastecimento nas residências, mas pede consciência à população, para que não haja desperdício de água.

Veja as ações do vereador nas redes sociais.