Começa nesta segunda (23 de março) a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que foi antecipada pelo Ministério da Saúde por três semanas a primeira etapa e inverteu o grupo prioritário.
A campanha será dividida em três fases e o objetivo é auxiliar os profissionais de saúde a fazerem o descarte da influenza na triagem de casos para o coronavírus e, assim, acelerar o diagnóstico bem como minimizar o impacto nos serviços de saúde. Em Minas, o grupo prioritário é de aproximadamente sete milhões de pessoas e a estimativa é de imunizar 90%.
Montes Claros espera vacinar cerca de 46 mil pessoas na primeira fase. De acordo com o município, os idosos que possuem cadastro no sistema de saúde municipal de saúde receberão a dose da vacina em casa. Nesta segunda, equipes de Estratégia de Saúde da Família visitarão as residências para a imunização. Ainda de acordo com a prefeitura, os profissionais que atuam na área da saúde poderão se imunizar nas 19 salas disponibilizadas.
No dia 16 de abril, terá início segunda fase da campanha, que visa atender os professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A terceira fase será realizada no dia 9 de maio, quando deverão receber a vacina as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.