Com o objetivo de conter o avanço do coronavírus, a partir desse sábado (21 de março) algumas cidades do Norte de Minas instalaram barreiras sanitárias para fiscalização de entrada e saída de pessoas e veículos. Durante a ação, as pessoas estão sendo abordadas para receber orientações e, caso necessário, encaminhadas para a quarentena domiciliar.
Os municípios fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Minas (Cisnorte) e as medidas de isolamento são em combate ao avanço do coronavírus. As ações foram discutidas em uma reunião realizada na última sexta-feira (20).
As ações foram adotadas nas cidades de Brasília de Minas, Campo Azul, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Japonvar, Lontra, Luislândia, Mirabela, São João da Ponte, São Romão, Ubaí e Varzelândia. Cinco destes municípios estão com caso suspeito de coronavírus.
Barreiras fixas e móveis estão sendo usadas e os veículos de passeio, vans e ônibus de cidades onde está confirmada a contaminação comunitária, não poderão ter acesso. Os agentes dessas cidades também estão analisando o estado de saúde dos passageiros.
A ação conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais.