Futebol é contato físico, treinamento e também dedicação. Em tempos onde é preciso evitar a proliferação do coronavírus, a recomendação é de que não haja aglomeração de pessoas. Neste esporte, é quase impossível. São vários jogadores atrás de uma bola e empurrão para lá e carrinho para cá. Para não deixar os atletas se descuidarem da parte física, o Funorte Esporte Clube (Fec) marcou um golaço e trouxe novidades.
O clube já havia dado início aos preparativos para a estreia no Campeonato Mineiro 2020 da Primeira Divisão, nas categorias sub-15 e 17. No período, foram realizados jogos treinos e amistosos preparatórios, mas as atividades tiveram que ser interrompidas como forma de resguardar a saúde de atletas, além de seguir as recomendações da Organização de Saúde.
“Devido ao afastamento por conta do contágio da Covid-19, elaboramos um programa de treino visando a manutenção da parte física dos atletas. Exercícios esses que podem se feitos no conforto de casa, sem que haja muito espaço e mantenham eles ativos nesse momento de precaução, evitando sair”, explica o preparador do Fec, Patrick Assunção.
A iniciativa faz parte de um protocolo adotado para que os jogadores também tenham acesso a um vídeo didático dos treinos a serem realizados diariamente. Se a ordem é ficar em casa, o intuito é praticar durante este período. Dessa forma, a ideia adotada pelo Patrick servirá não só de ajuda aos atletas a se manterem próximo da forma física para retornar os treinos, mas tira a ansiedade.
Quem joga na linha de frente do time vive neste momento na defensiva. Gabriel Almeida, de 16 anos, joga no sub-17 do Formiga. O atacante aátem seguido à risca as recomendações do preparador físico. Ele tem aproveitado ao máximo as horas em casa para não correr atrás de algo que deixou de fazer. “Eles [exercícios] são bons pra gente manter a forma e conseguir ter um bom ritmo de jogo. A vontade de treinar tem que ser a mesma, para manter o nível e seguir melhorando. Apesar de que ter um profissional ao seu lado faz muita diferença no treino”, pontua.
Confira os dez exercícios abaixo:
1°_ 50 polichinelos duas vezes
2°_ Skip elevando bem os joelhos, duas vezes e durante 1 minuto
3°_ Prancha duas vezes e durante 1 minuto
4°_ Prancha alta tocando com as mãos no ombro duas vezes e durante 1 minuto
5°_ Agachamento encostado na parede duas vezes de 1 minuto
6°_ Salta e agacha no mesmo lugar duas vezes e durante 1 minuto
7°_ Agachamento Antero posterior 15 em cada perna e troca três vezes
8°_ Escadinha dois dentro e dois fora. Se não tiver escadinha, usar a própria cerâmica da casa pra marcar, um barbante ou corda no chão e faça a atividade duas vezes, com duração de 2 minutos
9°_ Flexão-burpee (faz a flexão e salta)
10°_ Frente e costas (recuperação), 2 vezes de frente durante 2 minutos cada e duas vezes lateral com 2 minutos cada.
**Escrita pelo repórter Gian Marlon