A nova estação começa na virada desta sexta-feira (20 de março) para sábado e se encerra entre os dias 20 e 21 de junho. Com isso, a chegada do outono faz com que os dias passem a ser mais curtos e as noites duradouras.
O clima se torna ameno e o que era de calor no verão se inicia uma mudança para temperaturas mais frias. O meteorologista, Renan Milo, explica que a estação sofre variações ao longo do mês e a previsão é de chuvas para os próximos dias.
“Agora no começo do outono, ainda temos uma cara de verão. Até meados do mês de abril, pode ser mais quente, chuvoso e com pancadas de chuva. No período chuvoso, de um ano para o outro, registramos 990 milímetros. A nossa média é de mil. Na região, o inverno é mais seco e menos quente”, diz.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em Montes Claros durante a tarde dessa sexta-feira (20 de março) o céu ficou parcialmente nublado e com chuva em áreas isoladas. No período da noite, seguirá parcialmente nublado a nublado com chuva isolada. O fim de semana será de termômetros passando dos 25° (temperatura máxima) e chegando aos 23° (mínima).
Chuvas no verão
As chuvas que ocorreram no início do mês de fevereiro atingiu distritos de Montes Claros e a força da água derrubou uma ponte. Uma travessia entre os Bairros Morada do Sol e da Serra teve que ser interditada. Renan ressalta que não foi um período atípico, mesmo com o volume de água.
Já Belo Horizonte sofreu nos primeiros meses de 2020 com o temporal, que causou estragos em vários pontos da cidade e região. Houve deslizamento de terra e dezenas de mortos.