Arquidiocese de Moc divulga comunicado sobre os procedimentos pastorais durante a pandemia do coronavírus

Foto: Divulgação

A Arquidiocese de Montes Claros divulgou nesta quinta-feira (19 de março) um comunicado sobre os procedimentos pastorais durante a pandemia do coronavírus. Segundo o texto, o Arcebispo Metropolitano, Dom João Justino de Medeiros Silva, dialogou com membros do Conselho Presbiteral, outros colaboradores e convocou a todos para que deem mais atenção para as medidas de prevenção contra a doença.

Diante da situação, foi estipulado algumas determinações que estarão em vigor a partir deste sábado (21) e seguirão até 21 de abril. De acordo com o documento, estão suspensas a realização de festas de padroeiros, procissões, vias-sacras, mutirões de confissões, visitas de capelinhas, reuniões e encontro pastorais, movimentos, associações, assembleias, catequese das crianças e adultos e demais preparações aos sacramentos, e outros eventos que contribuam para a aglomeração de pessoas.

Celebrações Eucarísticas também não serão realizadas em todo o território arquidiocesano. Em relação às celebrações da Semana Santa, em especial do Tríduo Pascal, é recomendado que aconteçam em cada matriz paroquial, mas com participação rigorosa e restrita dos auxiliares. O tradicional rito milenar do lava-pés está dispensado.

Quanto à Missa dos Óleos Santos, dia e horário previstos permanecem, porém, apenas para padres e diáconos que servem na Catedral. Serão suspensas, ainda, as celebrações dos demais sacramentos e sacramentais, bem como a prática de levar comunhão aos idosos e enfermos.

Para ter acesso ao comunicado na íntegra, ele está disponibilizado no site da Arquidiocese de Montes Claros.