A Gerência de Saúde da Prefeitura de Mirabela realizou um mutirão para atender pacientes que aguardavam há anos uma prótese dentária. Ao todo, 30 pacientes da sede do município e dos distritos de São Bento e Muquém, passaram a integrar o Programa Brasil Sorridente.
De acordo com a dentista Liana Mabel Marques de Oliveira, o Ministério da Saúde implantou o programa levando em consideração a grande quantidade de perda de dentes e falta de recursos para o tratamento na rede particular.
“Por isso, temos a necessidade de dar condição de boa saúde bucal, com mastigação e fala para os usuários do SUS, inscritos na atenção primária. Agora, todos têm a oportunidade de sorrir. Há casos de pessoas com depressão por não sorrir por ficar com vergonha até de conversar”, descreveu a dentista.
É o caso do Seu Domingos Pereira, de 86 anos. O filho dele, José Geraldo Pereira, falou pelo pai. “É muito importante a prótese, porque é muito cara e só de medicamentos já gastamos demais. Foi Deus que tocou o coração do povo da Prefeitura para trazer esse benefício para a população”, agradeceu José.
O prefeito Luciano Rabelo recepcionou os pacientes que foram concentrados na Unidade Básica de Saúde do Bela Vista. “Além de saúde possibilitamos a autoestima. Parabenizo a equipe pela implantação do Programa”, encerrou Luciano.
Uma equipe multiprofissional com protético, dentistas e auxiliar de saúde bucal atenderam aos pacientes no último sábado (14 de março), que foram indicados pelos agentes de saúde. Segundo Charlene Souto, gerente-adjunta de Saúde, a equipe dela buscou junto ao Ministério de Saúde e, partir de agora, os profissionais podem atender entre 20 e 50 pessoas por mês.
Amanda Vieira, Coordenadora da atenção básica, informou que na data foi feito mutirão para dar início ao serviço, que nunca existiu no Município. “Como é a primeira vez a oferta do serviço, não há um levantamento de demanda reprimida, mas a intenção é que todos sejam atendidos”, declarou Amanda.
Como marcar uma consulta?
A cobertura de saúde bucal em Mirabela é 100%. Isso significa que há dentistas em todas as UBSs. Os interessados devem agendar uma consulta nas unidades para posteriormente uma triagem e avaliação.
Fonte: Ascom Prefeitura de Mirabela