Reuniões públicas e particulares sofrem alterações após decreto em Montes Claros

Foto Fábio Marçal/Ascom Prefeitura

A declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o coronavírus (Covid-19) como pandemia e sugere que as pessoas passem a evitar locais com grande aglomeração como missas, cultos, atendimentos no TRE e audiências públicas sejam suspensos até uma segunda ordem.

A assessoria de comunicação do município, informou que Humberto Souto assinará decreto nesta segunda-feira (16 de março), com medidas que deverão ser adotadas no município como forma de prevenção à pandemia ocasionada pelo Covid-19. Entre as medidas previstas, está a suspensão das aulas nas redes pública e privada no município entre os dias 23 de março e 13 de abril para os ensinos infantil, médio e universitário. A suspensão não atingirá somente os Cemeis.

Estarão suspensas ainda as cirurgias eletivas e as consultas que precedem essas cirurgias. A partir do próximo sábado (21), estarão suspensos os eventos que aglomerem mais de 20 pessoas, incluindo cinemas, boates e demais festas. Também estarão restritos os funcionamentos de missas e cultos.

Estarão suspensas ainda reuniões em grupos de serviços. Em bares e restaurantes, só será permitido o funcionamento para aqueles que tenham ambientes abertos e com mesas dispostas a, no mínimo, dois metros uma da outra.

Seguindo as determinações, em nota, a Arquidiocese de Montes Claros publicou orientações para que as missas sejam mais breves, com menor tempo dos frequentadores no local. Durante a oração do Pai-Nosso a recomendação é que não se deem as mãos e abraço de paz. Em relação ao rito da comunhão, a Sagrada Eucaristia determina que seja entregue nas mãos, e não diretamente na boca.

A orientação é para que idosos, crianças e aqueles que integram o grupo de risco devem acompanhar as celebrações em casa pelos meios digitais até nova comunicação. A informação na íntegra está disponível no site da arquidiocese.

Câmara Municipal de Montes Claros

A Câmara Municipal informou, por meio de nota, que suspendeu as sessões de homenagens e audiências públicas na Casa Legislativa até 30 de abril. O texto diz, ainda, que só serão realizadas as reuniões ordinárias, às terças e quintas-feiras, como forma de não atrasar a pauta e obedecer aos prazos legais dos projetos. A casa legislativa ainda estuda outras medidas que serão anunciadas em breve.

TRE

O atendimento presencial nas unidades da Justiça Eleitoral em Minas Gerais será suspenso até o dia 08 de abril e será feito apenas por agendamento a partir dessa segunda-feira (16 de março). Com isso, o TRE Minas também recomenda que os eleitores agendem atendimento somente se precisarem regularizar alguma pendência para poder votar nas eleições 2020. Para mais informações, acesse os portais da Justiça Eleitoral.

Recomendação 

Ainda de acordo com a assessoria do município, serão intensificados os controles de entrada e saída na rodoviária e no aeroporto. Destacar também que Montes Claros não possui nenhum caso confirmado do Covid-19.

A recomendação para as pessoas que estejam com suspeitas de contaminação pelo Covid-19, é que não procurem os hospitais. Em qualquer caso suspeito, o paciente deve entrar em contato pelos telefones (38) 9 8407-6987, ou (38) 2211-4336, que estarão disponíveis 24 horas.