Diversas instituições de ensino passaram a adotar a partir desta semana medidas para controlar a propagação do coronovírus (Covid-19). Uma das alternativas é a suspensão das aulas, seguindo as recomendações de enfrentamento da pandemia reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.
Assim, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais orientou que a população evite contato físico com pessoas que apresentem sintomas respiratórios, seja com abraço ou aperto de mão. O governador Romeu Zema decretou a suspensão de eventos oficiais com mais de 100 pessoas nos próximos 30 dias. A decisão foi tomada após reunião com o secretariado do Executivo no sábado (14 de março).
Ainda com contágio baixo, o governo anunciou a paralisação das aulas nas escolas estaduais do dia 18 de março até o domingo (22). A suspensão será normatizada com urgência pelo Conselho Estadual de Educação.
Unimontes
Ainda no sábado, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou uma nota com algumas medidas preventivas a serem tomadas. Nesta segunda-feira (16), as aulas foram suspensas nas unidades por dez dias. A medida foi divulgada na noite desse domingo pelo Governo de Minas Gerais, no Diário Oficial “Minas Gerais”, que também criou o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid19.
IFNMG
Já o Instituto Federal de Minas Gerais (IFNMG) informou que as atividades escolares nos campi Diamantina, Janaúba e Porteirinha as aulas já estão suspensas desde ontem, dia 16. Reuniões, inclusive as dos conselhos, órgãos colegiados e comissões, estão temporariamente suspensas, assim como todo evento que implicaria aglomeração de pessoas, como seminários, palestras, atividades esportivas, entre outros. As aulas que são realizadas na modalidade a distância estão mantidas.
Embora ainda não haja casos confirmados de coronavírus nas cidades em que o Instituto possui unidades presenciais, as autoridades vêm alertando para a importância de se evitar atividades que reúnam muitas pessoas, como forma de mitigar o avanço da pandemia do Covid-19.
FUNORTE
De acordo com a assessoria das Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte), a diretoria se reúne pela manhã para decidir se as atividades curriculares serão mantidas durante os próximos dias.
Sindicato das Escolas Particulares do Norte de Minas
Por meio de nota, o Sindicato das Escolas particulares do Norte de Minas (Sinepe) informou que sugere às escolas de sua base seguir a orientação do Governo Estadual e também suspender as aulas no mesmo período. “Provavelmente, teremos que antecipar o recesso de julho ou replanejar nossos calendários, mas estamos atentos para novas orientações” diz a nota.
Sistema FIEMG – SESI-MG e SENAI-MG
As unidades SESI e SENAI, em Minas Gerais, estabeleceram novas medidas preventivas para evitar o contágio do novo coronavírus. A partir dessa segunda-feira (16), até 31 de março, parte das atividades das duas entidades abertas ao público estará suspensa, como precaução e por cuidado com a saúde humana. Após essa data, as ações serão reavaliadas. Dessa maneira, ficam interrompidas, em Montes Claros, as aulas do SENAI no CFP Luiz de Paula, bem como as atividades no Clube SESI Waldemar Versiani dos Anjos, localizado na Vila Regina.
“Estamos atentos e em contato direto e contínuo com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Estado de Saúde para que estejamos atualizados com todas as informações de prevenção e para que possamos apoiar a indústria e toda a sociedade mineira”, afirma o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe. Ele explica que a decisão se dá com serenidade e por medida preventiva. “Não há motivo para pânico ou intranquilidade. É preciso atuar com prudência para que possamos superar este momento da melhor maneira possível”, declara.
As aulas do Ensino Fundamental do SESI-MG estão mantidas. Pela baixa idade desses estudantes, a entidade reserva um tempo para que os pais e responsáveis possam se organizar e aguarda as próximas definições da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde para futuras medidas.
Ainda de acordo com Sistema FIEMG, as instituições passaram a avaliar individualmente todos os eventos, encontros empresariais e reuniões que tenham expectativa de público superior a 50 pessoas. Os empregados da FIEMG e das entidades ligadas à Federação suspenderam temporariamente todas as viagens internacionais. As nacionais serão avaliadas caso a caso. A maior parte das reuniões será realizada remotamente.
UFMG
De acordo com a UFMG, não descarta a possibilidade de vir a suspender as aulas e está coordenando com as autoridades municipais e estaduais a alteração da rotina das pessoas que conformam a sua comunidade. Os eventos, entretanto, devem ser cancelados e a comunidade deve observar uma nova etiqueta de convívio social.
Neste domingo (15), a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e a professora Cristina Alvim, assessora da Saúde e coordenadora do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus, participaram, com representantes de outras instituições públicas e privadas, de reunião com o governo de Minas para compartilhamento das medidas que estão sendo tomadas.
PUC Minas
A PUC Minas, inclusive, passou a adotar nesta segunda o Regime Letivo Remoto de atendimento e orientação aos alunos e suspendeu todas as atividades curriculares presenciais de 16 de março até 31 de março.
Prefeitura decreta estado de emergência
Em Montes Claros, a prefeitura decretou estado de emergência no município e criou um gabinete de crise para tratar de questões relacionadas à doença. O decreto 4.001 consta no Diário do Município publicado sábado (14 de março).
A Secretaria Municipal já havia descartou no mês passado um casos suspeitos na cidade. Tratava-se de um paciente, de 21 anos, estudante de medicina, que havia retornado da Itália no dia 18 de fevereiro. Ele foi atendido pelo Hospital Universitário e não apresentava sintomatologia. Outro jovem, de 18, foi diagnosticado com sintomas leves de uma infecção respiratória e também esteve na Itália, quando passou pelos aeroporto de Roma, Turim e Milão. Confira a nota completa no site da prefeitura.
Outras medidas
Na semana passada Agência Nacional de Saúde (ANS) determinou que as operadoras de planos de saúde brasileiros a oferecer aos usuários os testes para verificar se há contaminação pelo vírus no dia 10 de março. A ANS esclareceu que a cobertura do tratamento aos pacientes diagnosticados com o já é assegurada aos beneficiários de planos de saúde, conforme a segmentação dos planos ambulatoriais e hospitalares.
A última atualização do Ministério da Saúde desse domingo (15) mostra que o Brasil está com 1.915 casos suspeitos, 1.470 casos descartados e 176 casos confirmados.
**Escrita pelo repórter Gian Marlon