Com o objetivo de reduzir o fluxo de pessoas, Unimontes suspende aulas por 10 dias para prevenir coronavírus

Foto: Divulgação / Internet

Universidade Estadual de Montes Claros suspendeu as aulas em todas as unidades por dez dias a partir desta segunda-feira (16 de março). A medida foi divulgada na noite desse domingo pelo Governo de Minas Gerais, no Diário Oficial “Minas Gerais”, que criou o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19.

De acordo com a Unimontes, a suspensão das atividades escolares segue até o dia 25 de março, mas pode ser estendido caso seja necessário mais medidas para contenção do vírus. O objetivo é minimizar o fluxo de pessoas e o risco de contágio. O comunicado ressalta que não há casos suspeitos registrados no âmbito da Unimontes. Trata-se de uma medida preventiva.

A Universidade informou que foi criado um comitê permanente integrado por profissionais de saúde e pelos coordenadores de Campi para monitoramento e estudos de eventuais casos, tomadas de decisões e organização de ações de enfrentamento.

Hospital Universitário

No âmbito do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), há restrição de visitantes nas diversas Unidades de Internação e Pronto Socorro, como estratégia para controle da propagação da doença.

Temporariamente, foi reduzido para um visitante por dia e com tempo máximo de 15 minutos de visitação nas Unidades de Internação (Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Maternidade, Pediatria, UTI Adulto e Pronto Socorro); na UTI Neonatal e Berçário será permitido apenas um familiar acompanhante (pai ou mãe) ficando a visita dos avós proibida.

Serão mantidos todos os acompanhantes que por lei faz-se necessário. O comunicado orienta ainda a proibição de visitantes gripados ou com doenças infectocontagiosas ativas.

“Nos ambientes administrativos, a orientação é para evitar o contato físico com pessoas que apresentem sintomas respiratórios, incluindo apertos de mão e abraços. A circulação em locais fechados com pouca movimentação de ar também deve ser evitada. Faz-se necessário que orientações como higiene das mãos, etiqueta de tosse, não compartilhamento de objetos e proibição do uso de celulares durante tempo de visitação”, diz o comunicado.

Estado de Emergência no Município

A Prefeitura de Montes Claros (MG) decretou estado de emergência no município e criou um gabinete de crise para tratar de questões relacionadas ao coronoavírus. O decreto 4.001 consta no Diário do Município deste sábado (14 de março), e o gabinete foi nomeado Centro de Operações de Emergência em Saúde e fica sob coordenação da Secretaria de Saúde.

O único caso suspeito de coronavírus que estava em investigação foi descartado pela Secretaria de Saúde no dia 6 deste mês.

De acordo com a pasta, profissionais monitoraram um rapaz, de 18 anos, que apresentava sintomas leves de infecção respiratória. E devido os sintomas e o fato dele ter retornado da Itália no dia 17 de fevereiro, os órgãos de saúde notificaram o caso ao Estado, que comunicou o fato ao Ministério da Saúde.

Ele passou por exames e o resultado foi negativo.