Beagá Psiu Poético começa neste sábado (13), com difusão da manifestação artística

Foto: Divulgação

Expandir a poesia por diversos lugares é a intenção dos organizadores do Psiu Poético, que já integra o calendário de Montes Claros há 33 anos. Agora, o projeto atravessa os limites do Norte de Minas para chegar a Belo Horizonte. O evento na capital mineira começa neste sábado (14 de março) e vai até o dia 18, com entrada franca.

Em 2020, o Beagá Psiu Poético vem para a terceira edição, com intuito de proporcionar a capital mineira um pouco do que Montes Claros vivencia todos os anos. O tema para este ano é “A Poesia Aquecendo a Cidade e Homenagem a Marielle Franco”. Poeta e idealizador, Aroldo Pereira, explica a temática do evento e conta que as atividades estão sendo feitas de forma regular na capital mineira.

“Tivemos com as chuvas dos últimos dias uma tragédia social. Viemos com a proposta de aquecer a cidade com a poesia e solidarizar. A gente homenageia a cidade e a Marielle, que já são anos sem resposta. A poesia tem um compromisso social muito forte. Viemos trazer um pouco de Montes Claros, do Brasil, da atitude poética e cultural”, descreve.

Aroldo destaca, inclusive, que o trabalho é feito nos colégios e aceitação do público, além de se tornar celeiro para descobrir poetas que despontam mundo afora. “A espinha dorsal são as escolas. Temos projetos nelas que revelam pessoas capazes, que se aproximam da poesia e também exemplos que começaram dentro do Psiu Poético, em vários lugares. Temos uma participação muito ativa e muito próxima do pessoal aqui”, diz.

Para quem vai acompanhar o evento, são várias atrações. Dentre elas: lançamentos de livros, performances poéticas, saraus, oficinas, rodas de conversa e exposições de poesia nos mais diversos pontos da capital.

A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do Psiu.  Mais informações pelo telefone (38) 9 8412-4749

**Escrita pelo repórter Gian Marlon