A Justiça Eleitoral mineira lança neste mês de março a campanha regional do mesário voluntário. Eleitores maiores de 18 anos podem se inscrever para atuar nas Eleições 2020. O tema para este ano é “Seu papel é fundamental para a democracia e a transparência das eleições” e o intuito é informar ao eleitor o quão importante é dar suporte à justiça no processo eleitoral.
Os interessados podem se inscrever pelo site do TRE e devem preencher uma ficha ou ir no cartório eleitoral em que o eleitor está inscrito. Há a opção do Disque-Eleitor (148). A Justiça Eleitoral mineira conta com mais de 210 mil eleitores inscritos para trabalhar como mesário voluntário.
De acordo com o TRE, as inscrições não são em igual proporção para todas as zonas eleitorais do estado haja vista que algumas delas o número de voluntários é superior ao necessário para suprir as seções e outras tem número inferior. Para as Eleições 2020, estima-se que serão necessários 200 mil mesários em todo o Estado para atuarem nas 304 zonas eleitorais.
O mesário terá o direito a se ausentar do emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições. Desse forma, segundo o tribunal, o exercício da função de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, em relação ao que pode estar previsto no edital.
Conforme o Código Eleitoral, candidatos, cônjuges e parentes até o segundo grau são impedidos de trabalhar como mesários. Além deles, os membros de diretórios de partido político que exerçam função executiva, autoridades e agentes policiais, os funcionários que exerçam cargos de confiança no poder Executivo, os trabalhadores da própria Justiça Eleitoral e os eleitores com menos de 18 anos também são impossibilitados.
Nas últimas eleições municipais, em 2016, cerca de 80% dos mesários eram voluntários. Mais informações pelo site.