Montes Claros, no Norte de Minas, tem dois casos confirmados de dengue, a informação é do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. 165 casos estão sob análise, 27 foram descartados. Os números vão ao encontro do último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti, LIRAa, divulgado em janeiro de 2020, que está em 10.3. O índice acima dos 3.9, representa alto risco de infestação.
Na cidade, no Bairro Maria Cândida, o Liraa alcançou incríveis 38.4. De acordo com Flamarion Cardoso, coordenador do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), ações rápidas estão sendo realizadas para reverter os números.
“Iniciamos limpeza dos bairros começando pelo Santos Reis e, no fim de semana próximo, será a vez do Major Prates. Recolhemos materiais que podem ter acumulo de água e, assim, servir como criadouro do mosquito”.
Ainda de acordo com o coordenador, um novo levantamento, que estaria marcado para o mês de agosto, pode ser antecipado diante da quantidade de notificações.
Números em MG
Minas gerais registrou 25.877 casos prováveis de dengue em 2020. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (10 de março), pela Secretaria de Estado de Saúde. Com relação aos últimos dados, divulgado no dia 3, os números tiveram aumento de 25%.
De acordo com SES uma morte pela doença foi confirmada no município de Medina, no Vale do Jequitinhonha. Outros 15 óbitos estão sob investigação.
Os dados divulgados também apontam que em todo o estado existem 480 casos prováveis de chikungunya e outros 168 de zika, sendo 36 em gestantes.
Efeito carnaval
Pode parecer não ter uma ligação, mas o feriado de carnaval tem influência na alta dos casos suspeitos da dengue, é o que explica o coordenador do CCZ.
“É que muita gente viajou no feriado prolongado e pode ter sido infectado pelo mosquito em outros municípios ou estados e terem voltado doentes para a Montes Claros”.
**Escrita pelo repórter Carlos Alberto Jr.