Tempestades severas estão previstas para o estado de Minas Gerais até esta terça (10)

Minas Gerais terá tempo instável em boa parte do estado, com previsão de tempestades severas até às 10h desta terça-feira (10 de março) nas regiões centro e noroeste, Serra da Mantiqueira e no Sul de Minas. As informações são do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e do Sistema de Meteorologia e  Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), que divulgaram boletim de previsão de tempo e avisos meteorológicos.

As tempestades, nessa faixa do estado, poderão vir acompanhadas de granizo e algum vendaval, principalmente, no setor sudeste, devido a atuação de um cavado de onda curta nos médios níveis da atmosfera.

No entanto, entre o extremo Norte e Leste, haverá céu com muitas nuvens e pancadas de chuva ao longo do período. Tempo estável, com predomínio de Sol no Oeste do Triângulo Mineiro e variação da nebulosidade no Oeste do Sul de Minas. A capital mineira e região metropolitana tem previsão de tempo instável e com tempestades isoladas, que poderão vir acompanhadas de granizo, a tarde/noite.

De acordo com o boletim, as tempestades severas são aquelas temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: nível 1, o mais fraco, e o nível 4 o mais severo.

As microrregiões que poderão ser atingidas no Norte de Minas são Montes Claros, Pirapora, Januária e Bocaiuva. As demais cidade do estado são: Unaí, Paracatu, Conceição do Mato Dentro, Curvelo, Três Marias, Sete Lagoas, Diamantina, Belo Horizonte, Itaguara, Itabira, Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, São João del Rei, Barbacena, Ubá, Juiz de Fora, Andrelândia, Lavras, São Lourenço, Itajubá, Pouso Alegre, Varginha e Viçosa.

Acumulados nas próximas 24h

Para as próximas 24h, os acumulados significativos de precipitação estarão concentrados com maior destaque nas regiões do Centro, Norte, Leste e sudeste. As microrregiões norte-mineiras de Januária, Pirapora  Bocaiuva Montes Claros, Janaúba, Salinas e Grão Mogol poderão ser atingidas.

Outras cidades de Minas são Unaí, Paracatu, Capelinha, Araçuaí, Pedra Azul, Almenara, Nanuque, Teófilo Otoni, Três Marias, Curvelo, Diamantina, Sete Lagoas, Conceição do Mato Dentro, Guanhães, Peçanha, Governador Valadares, Mantena, Belo Horizonte e região metropolitana, Itaguara, Itabira, Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, São João del Rei, Barbacena, Ubá, Juiz de Fora, Andrelândia, Lavras, São Lourenço, Itajubá, Pouso Alegre, Varginha, Viçosa, Muriaé, Ponte Nova, Manhuaçu, Caratinga, Ipatinga e Aimorés,

Os acumulados previstos estão na casa dos 20 e 40 mm, nas próximas 24h e poderá chegar a 70 mm em algumas localidades.

**Escrita pelo repórter Gian Marlon