Projeto ‘Saco de cimento’ arrecada donativos para construção da sede da Clínica Solidária Rosa Mística, em Moc

Um trabalho de amor que pode ajudar ainda mais pessoas. O projeto “saco de cimento” da Clínica Solidária Rosa Mística surgiu depois que a entidade ganhou um terreno para a construção da sede própria. A doação, foi realizada através de um projeto de lei, aprovada com unanimidade na reunião da Câmara Municipal de Montes Claros no dia 19 de novembro de 2019.

O objetivo do projeto é arrecadar doações para a construção da sede. A diretora, Patrícia Soares Gomes, conta que atualmente os atendimentos são realizados em salas da catequese da igreja.

“São apenas dois consultórios, mas os médicos disponibilizam os espaços privados para realizar as consultas, por isso é possível atender toda demanda. Com a construção da nova sede um número maior de pessoas serão beneficiados”, explica.

Cerca de 600 pacientes são atendidos ao mês, de segunda a sábado. Outros projetos paralelos são colocados em prática no local como o café solidário, que auxilia os pessoas que vem de outras cidades e não tem onde se alimentarem. Eles também ganham frutas e almoço.

A Clínica possui ainda parcerias com consultórios que disponibilizam uma cota de exames gratuitos, essencial para o fechamento de diagnósticos. Toda última quarta-feira de cada mês é feita uma triagem das 7h até as 18h. “É realizado um cadastro e levantamento socioeconômico. Os pacientes já saem com uma consulta agendada”, diz a diretora.

A estudante Edmárcia Rodrigues Barbosa Souza disse que soube dos trabalhos oferecidos pela clínica por meio de uma agente de saúde. Devido a mãe dela ter sido diagnosticada com anemia, juntas procuraram no projeto o auxílio de um especialista; conseguiram além da consulta o encaminhamento para exames. “Ao final de tudo isso a gente conseguiu curar a anemia da minha mãe”, relata.

A clínica, que foi  fundada pela Igreja Nossa Senhora Rosa Mística no Bairro Jardim São Luiz, tem pouco mais de um ano e conta atualmente com mais de 400 voluntários, dentre eles médicos e agentes de saúde.

Eles atendem pessoas de baixa renda de Montes Claros e de cidades vizinhas, oferecendo algumas consultas gratuitas e outras a preços simbólicos. O local oferece também a distribuição gratuita de medicamentos que são doados por alguns parceiros e até mesmo pelos médicos. Tudo regulamentado pela Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Medicina.

Para quem tem o interesse de ajudar no projeto, mais informações pelos telefones (38) 3213-4099 / 99820-4199 ou indo no endereço, Rua Geralda Gomes da Silva, Nº 158, no Bairro Jardim São Luiz.

 

"