A Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou o primeiro caso de Coronavírus em Minas Gerais. A confirmação foi divulgada nesse domingo (8 de março). A paciente, uma mulher de 47 anos, passou por exames analisados pelo Laboratório Hermes Pardini, o resultado positivo foi confirmado pela FioCruz.
A mulher, que mora em Divinópolis, esteve na Itália e retornou à capital mineira no dia 2 deste mês. No momento, ela apresenta sintomas leves como coriza, mialgia e mal estar e cumpre isolamento em casa.
O SES informou ainda que, nesta segunda-feira (9), uma entrevista coletiva será concedida a imprensa, na Cidade Administrativa, onde irá apresentar as medidas que estão sendo tomadas para este e outros possíveis novos casos da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde até o momento 25 casos estão confirmados em todo o país. Para combater a doença, as dicas são cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, utilizar o lenço descartável para higiene nasal. Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, lavar mãos com água e sabão e usar álcool gel.
Caso suspeito em Montes Claros é descartado
A secretaria de saúde descartou um caso suspeito de coronavírus em Montes Claros. De acordo com a pasta, profissionais monitoraram um rapaz de 18 anos, que apresentava sintomas leves de infecção respiratória. E devido os sintomas e o fato dele ter retornado da Itália no dia 17 de fevereiro, os órgãos de saúde notificaram o caso ao Estado, que comunicou o fato ao Ministério da Saúde. Ele passou por exames, mas o resultado foi negativo.