Desde outubro de 2018 as operações de salvamento e apoio aéreo especializado de urgência e emergência do Samu Macro Norte são realizados pelo Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV). O serviço prestado é feito em parceria com o Corpo de Bombeiros. Com pouco mais de um ano de atividade, já assegurou mais de 300 assistências em todo o Norte de Minas
A missão de salvar vidas consolidou a presença da aeronave na região, que conta com uma tripulação formada por médicos e enfermeiros. Com a chegada do helicóptero e a implantação de uma base aérea, no Aeroporto Mário Ribeiro, foi possível agilizar transferências inter-hospitalares de pacientes graves e socorro às vítimas de acidentes em rodovias no Norte de Minas.
A solicitação do suporte para resgate foi feita junto ao Governo do Estado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde e Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que gerencia o Samu.
Segundo o Samu, antes de começar as atividades do SAAV, os socorristas passaram por treinamentos específicos. A capacitação busca mostrar como é o uso dos equipamentos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea: desfibrilador, bomba de infusão para controle de medicamento endovenoso e guincho de salvamento com braço, que permite erguer o paciente deitado em maca de resgate.
Números
No período de 11 de outubro de 2018 a 31 de dezembro de 2019, o registro foi de mais de 300 atendimentos aeromédicos. Os dados estatísticos do Cisrun revelam que 81% dos pacientes foram levados para hospitais dentro do Macro Norte e 19% para fora da abrangência. O motivo do acionamento foi de 63% clínico, 36% causas externas ou traumas e 1% gineco-obstétrico.
Os transportes feitos pelo SAAV possibilitaram o acesso aos serviços hospitalares de alta complexidade, de urgência e emergência credenciados ao SUS tanto nos principais municípios do Norte de Minas, como na capital de Minas Gerais.
**Escrita pelo repórter Gian Marlon