Cerca de 13h foi o tempo que o vendedor Rafael Lopes passou nessa quarta-feira (4 de março) à espera do atendimento, para realizar o recadastramento biométrico em Montes Claros, no Norte de Minas. A cidade está entre os 62 municípios de Minas Gerais que prazo termina nesta sexta-feira (6).
Com a proximidade da data, as filas no Cartório Eleitoral têm sido extensas e dobrado quarteirão. Rafael Lopes conta que passou 13h na fila à espera do atendimento. Ele chegou ao cartório ainda na madrugada e disse que não realizou a biometria anteriormente devido ao trabalho.
“Cheguei às cinco da manhã e já tinha gente desde meia noite do dia anterior. Eu fui a senha 407 e esperei os que estavam a minha frente, fora os preferenciais. Fiquei na fila por 13h e o atendimento durou 25 minutos. Deixei para ir agora por conta do trabalho”, disse.
As entrega de senhas são distribuídas a partir das 8h. O cartório está localizado na Rua João Souto, número 670, das 8h às 18h, no Centro.
Segundo dados da Justiça Eleitoral, 220.298 já possuem o cadastro biométrico; 278.791 estão aptos a votar. Até o prazo estipulado a expectativa era de chegar aos 80% dos cidadãos cadastrados. Hoje, o percentual de eleitores está em 79,02%, conforme o eleitorado de cada município.
Aquele que não fizer o recadastramento terá o título cancelado e ficará impossibilitado de emitir passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, além de não poder efetuar matrícula em instituição de ensino superior e tomar posse em cargo público.
Documentos necessários
Para realizar a atualização da biometria os documentos exigidos são:
- Documento de identidade (carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento);
- CPF;
- comprovante de endereço;
- comprovante de quitação militar [Para homens maiores de 18 anos que fizerem o título pela primeira vez];
- Título de eleitor (caso não possua, o documento pode ser retirado na hora);
- Não será aceito o novo passaporte.