O Carnaval pede passagem e os foliões já se preparam para cair no samba. Para que a festa seja tranquila , as forças de segurança pública de Minas Gerais lançaram nessa sexta-feira (21 de fevereiro) a campanha “Aqui não, Uai!”, em Belo Horizonte, contra a importunação sexual, que é conhecido como assédio.
O Programa Mediação de Conflitos da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública junto à Polícia Militar e Polícia Civil promovem a ação. Militares e civis distribuirão durante os dia de festa leques com frases com informações sobre quais atitudes são consideradas crime de importunação sexual, dentre elas são: não aceitar o “fora”, beijo forçado, mão-boba e cantadas.
Quem for vítima do crime deve procurar bases móveis da Polícia Militar ou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, localizada na Avenida Barbacena, 288, no Barro Preto, em Belo Horizonte. Durante o período carnavalesco o funcionamento será de 24 local com equipe reforçada durante o Carnaval.
A importunação sexual é considerada crime comum, que pode ser praticado por qualquer pessoa, seja do mesmo gênero ou não.