Detran suspende serviços nesta segunda (17) para adotar nova placa de identificação veicular

Foto: Divulgação PCMG

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran) suspendeu nesta segunda-feira (17 de fevereiro) os serviços de vistoria, emplacamento e emissão de documentos de veículos. O motivo é a transição para o novo padrão de Placas de Identificação (PIV).

O sistema está previsto para volta a funcionar nesta terça-feira (18). O intuito da adequação realizada pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Geais (Prodemge) é otimizar a gestão das informações da frota de veículo de Minas Gerais. Nenhuma transição poderá ser feita durante o período inativo do sistema.

Transferências de propriedade que venceram na sexta-feira (14) e nesta segunda, terão os prazos prorrogados, seguindo o período de atualização da plataforma.

Aqueles processos que foram iniciados até a quinta passada e com ficha de cadastro emitidas, podem ser protocolados na Divisão de Registro de Veículos (DRV), em Belo Horizonte, e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran), no interior.

A partir desta segunda, o novo padrão da PIV já começa a ser implantado. A medida segue Resolução número 780 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Será obrigatória a adoção do novo modelo no primeiro emplacamento. Aqueles veículos que apresentarem a atinga placa ainda poderão circular, mas terão que migrar quando for necessário fazer a transferência de Unidade Federativa ou município, troca de categoria, perda, furto, roubo ou dano.

O Detran disponibiliza a lista de empresas estampadoras e credenciadas para comércio da nova placa, que terá cor de fundo branco com uma faixa azul na parte superior, com logotipo do Mercosul, escrito Brasil e a bandeira do país. Mais informações podem ser acessadas através do site.