Bebê de um ano e três meses foi encaminhado nesta quarta-feira (5 de fevereiro) para o Hospital Universitário Clemente Faria, após ser picado por um escorpião em Brasília de Minas. O transporte foi realizado com o auxílio de um helicóptero; o hospital fica em Montes Claros e é referência no atendimento de vítimas de ataques de animais peçonhentos.
De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, o menino se encontra no CTI Neonatal em estado grave, mas ressaltou que toda a equipe está empenhada em salvar a vida da criança.
Dados de ataques
O número de pessoas vítimas de ataques de escorpiões em 2019 caiu em 1,92% se comparado ao ano anterior. Os dados são do Núcleo de Vigilância Epidemiológica em Ambiente Hospitalar (Nuveh), do Hospital Universitário. Os casos notificados diminuíram de 2.908 em 2018 para 2.852 no ano passado.
No entanto, como se trata de algo grave, a unidade registrou ao mesmo tempo um pequeno aumento no número de óbitos causados pós ataque: foram 4 em 2018 e 5 em 2019 – a maioria de pacientes transferidos de outras cidades da região.