Os estudante interessados em adquirir bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) tem até as 23h59 deste sábado (1° de fevereiro) para se inscrever. Para este semestre, o Ministério da Educação oferece 251.139 vagas.
A inscrição é feita no site e é preciso informar o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a senha. O programa oferece bolsas de estudos integrais que podem chegar a 100% ou parciais de 50%, para os estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, nas instituições privadas de ensino superior.
Quanto aos critérios de avaliação, o Prouni se baseia nas competências do candidato no Enem e também na renda. A oferta é destinada aos egressos da rede pública ou particular, que requerem a vaga.
Portanto, o estudante que concorre à vaga precisa comprovar a renda familiar bruta, de até um salário mínimo e meio. Se optar pela bolsa de 50%, a renda deve constar, por pessoa, até três salários mínimos.
Com média de 450 pontos das notas, podem se inscrever aqueles que não possuem diploma de curso superior, participaram do Enem recente e não ter zerado a redação. Na próxima quarta-feira (4), de acordo com o MEC, será divulgado o resultado da primeira chamada. A comprovação das informações vai até o dia 11 de fevereiro. Detalhes sobre a segunda chamada no dia 18.