O Cartório Eleitoral de Montes Claros estará funcionando em regime de plantão neste sábado (1º de fevereiro) para atendimento ao público que ainda não fez o recadastramento biométrico obrigatório. O mesmo procedimento se repetirá nos dias 8, 15 e 16 deste mês, sempre das 8 às 16 horas.
O prazo final para que os eleitores montesclarenses façam a biometria é dia 21 de fevereiro. A chefe do Cartório Eleitoral de Montes Claros, Sirleide Maria Lacerda, explica que os atendimentos na sede do Cartório Eleitoral serão por ordem de chegada ou por quem já tenha feito agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou pelo Disque-Eleitor (148).
Até a semana passada, Montes Claros tinha contabilizado 193.486 eleitores com biometria na Justiça Eleitoral, o que equivale a 70,11% do total de 274.409 eleitores cadastrados no mesmo período. Segundo Sirleide Lacerda, dos 80.923 eleitores que ainda faltam para fazer a biometria, apenas 6.514 eleitores seria o número suficiente de eleitores para que Montes Claros alcance os 200 mil que permitem a realização do segundo turno no município.
Documentos necessários
Para fazer o recadastramento biométrico, os eleitores devem apresentar documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira e comprovante de endereço. São aceitos como documento a carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento.
Não são aceitos o novo passaporte e a carteira de habilitação, sendo que este último documento só não vale para quem nunca se alistou. Homens que vão fazer o alistamento eleitoral devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar (de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).