“Microfone, câmera, cenário, tudo de papelão”, foi assim que o jornalista Raphael Bicalho, de 33 anos, começou a carreira no jornalismo durante a infância. Natural de Montes Claros, o profissional é o mais novo parceiro do Portal de Notícias WebTerra.
Apaixonado por televisão, desde pequeno, ele conta em que simulava que era apresentador do Jornal Nacional, Ratinho e Vídeo Show (programas exibidos pela Rede Globo e Record TV).
“Eu lembro que o programa do Ratinho, na Record, explodiu e foi um sucesso, eu começava fazer as imitações. Fazia os cenários na escola e brincava com isso. Sempre desde pequeno gostava muito de imitar. Pintava os cenários em casa, desenhava e gravava no meu quarto”, diz.
Raphael explica que foi na casa de uma ex-namorada, onde havia alguns exemplares de jornais, que ele teve a ideia de pegar o material, reciclar e vender para adquirir renda extra. Com a mente imaginária, ele planejou uma coluna para televisão. Rabiscou uma logo no papel e selecionou notícias de jornais.
“Levei o projeto em muitos lugares e foi no jornal impresso Gazeta Norte Mineira que consegui uma oportunidade. Eles abriram espaço para eu fazer uma coluna de televisão. Então, eu entrevistava radialistas, mostrava os bastidores de emissoras locais e muitas outras coisas’, conta.
Ronda Geraes
Para ele, trabalhar na TV foi uma conquista. Pouco a pouco ele foi colocando as ideias na mesa e sempre em busca de inovação, já que não apreciava o padrão e a tradição. A confiança e credibilidade, segundo o jornalista, foi um processo.
“O Ronda Geraes, mesmo, foi um projeto de novidade. Do jeito que eu queria fazer, um jornalismo em cima do fato, de muito factual. Eu sempre assistia muito e gostava do ‘Aqui Agora’, do ‘Cidade Alerta’, o jeito que o repórter chega no plano sequência. Então, eu fui trazendo esse formato para a TV. Assim que eles me deram a oportunidade, eu fui desenvolvendo o programa e, mesmo depois que saí da emissora continuei com o projeto, Ronda Geraes, para as redes sociais e isso tem dado muito certo”, descreve.
Em relação ao jornalismo, ela ressalta a importância da profissão para a sociedade. “Eu vejo que o jornalismo é uma missão ainda mais em tempos mais difíceis como esse em que a política tem apertado muito. Nós vemos isso no âmbito nacional, tentando desqualificar o jornalismo, a imprensa, porque ninguém quer ser cobrado. Hoje, eu entendo que o jornalista ele tem uma missão de mostrar os fatos, denunciar os problemas, investigar. Eu senti muito isso na época que trabalhava na TV. A população carecia de matérias comunitárias, de cobrar, denunciar, mostrar problemas”.
Parceria com o Portal WebTerra
A parceria com o portal já estava nos planos do jornalista. A ideia da união é evidenciar os acontecimentos locais, que é o que o Raphael tem como crença dentro do jornalismo.
“Essa parceira é para mostrar o que está acontecendo na cidade, dar a cobertura dos fatos. Estamos trabalhando para evidenciar o que acontece na cidade. Eu acredito muito nesse jornalismo local. Essa história, que a gente tem do Ronda Geraes junto ao WebTerra, só tem a crescer. Há muito tempo a gente sonhava com isso”, explica.