Sisu abre inscrições com o prazo estendido para processo seletivo em 2020

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu nesta terça-feira (21 de janeiro) o calendário 2020 para os estudantes que fizeram o Enem em 2019 participarem do processo seletivo. Para este semestre, o sistema ofertará 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior públicas. O prazo, inicialmente, seguiria até esta sexta-feira (24), mas foi prorrogado até domingo (26) devido aos erros nas correções das provas.

De acordo com o Inep, só poderão participar da seleção aqueles que fizeram a prova do Enem 2019, e não ter zerado a redação. No momento de efetuar a inscrição, o candidato terá que informar o número de inscrição e a senha atual, que foi cadastrada na Página do Participante.

Os interessados em adquirir a bolsa podem escolher até duas opções de curso, conforme a ordem de escolha. Alguns deles, inclusive, possuem limitações. Além disso, o Sisu dá autonomia para as instituições definirem como usarão a nota. Um curso pode solicitar uma média da pontuação mínima, que se refere às notas das provas do exame e, depois, dividida por cinco.

O Ministério da Educação pública uma vez por dia as notas de corte, que são calculadas perante ao número de vagas e os candidatos inscritos. A alteração no curso escolhido é feita até o final do período de inscrição.

As universidades reservam as vagas para os estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas. É o caso da Lara Garcia, de Mirabela. Ela se preparou bastante e já sabe o que pretende cursar: Arquitetura e Urbanismo. O estudo, segundo ela, sempre foi um prazer, tornando algo natural. Foram oito horas por dia à procura de conhecimento. O resultado veio com os 940 pontos no exame nacional.

“Decidi me esforçar para entrar em uma universidade pública devido ao incentivo em pesquisas e projetos complementares que é o que mais me chama atenção na área”, revela.

Lara começou a preparação dando destaque ao Enem, no primeiro ano do ensino médio, quando escrevia as redações semanalmente. Assim, conseguiu acumular muita experiência. “A cada correção observava com atenção a competência que tinha falhado. No começo, cometia muitos erros, mas no final do ano passado notei que já estava obtendo frequentemente um resultado que beirava os mil pontos”.

Com esforço durante todos os dias, a estudante tomou conhecimento da dinâmica da prova. O processo de aprendizagem foi gradativo, passando por questões mais fáceis, médias e mais complicadas.  A professora Izabela destaca os principais vilões hora de manter o foco nos estudos

“As principais dificuldades dos alunos, primeiramente, é perder o medo da escrita, por não terem contato com a redação desde antes. Isso acaba gerando muita ansiedade. Outro fator é  a insegurança em relação com a pontuação, pois eles cobram muito para tirar notas maiores de 900, causando mais ansiedade.

Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros está oferecendo 1.067 vagas no Sistema de Seleção Unificada. O edital, que estabelece as normas para a inscrição de candidatos interessados em se ingressar em um dos 48 cursos oferecidos pela instituição, foi publicado na manhã dessa segunda (20).

Das vagas ofertadas pela Unimontes, 541 são pelo sistema de ampla concorrência (universal) e outras 526 pelo sistema de ações afirmativas (reserva de vagas: candidato negro, de baixa renda, egresso de escola pública (21% das vagas); egresso de escola pública, de baixa renda (21%); indígena, de baixa renda, egresso de escola pública (3%) e pessoa com deficiência (5%).

Os cursos são ministrados no campus-sede e nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 28 de janeiro, com a matrícula on-line para os candidatos selecionados entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Como prevê o próprio SiSU, os demais candidatos que não forem aprovados deverão manifestar interesse em participar da lista de espera, respeitando o mesmo prazo: 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Caso haja vagas disponíveis, a convocação será em 7 de fevereiro.

IFNMG

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) vai selecionar candidatos para preencher 826 vagas em 36 cursos superiores nas cidades de Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni. Consulte os cursos e vagas através do Termo de Adesão do IFNMG.

Das vagas ofertadas pelo IFNMG, 50% são reservadas a candidatos vindos de escolas públicas. Dessas, parte é reservada a candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Ainda do total de vagas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência. As demais são para ampla concorrência. A inscrição também é gratuita e deve ser feita na página do Sisu.

Chamada e lista de espera

O resultado da chamada regular do Sisu será divulgado em 28/01/20 e os convocados deverão realizar a matrícula junto às instituições de ensino no período de 29/01 a 04/02/20. Neste mesmo período, os candidatos não convocados na chamada regular poderão manifestar o interesse de participar da lista espera para a primeira ou segunda opção de curso escolhida em sua inscrição no Sisu.

**Escrita pela repórter Gian Marlon