‘Tudo que remete ao passado eu gosto’, diz colecionador que aluga Fusca para casamentos, em Montes Claros

Fotos: Eduardo Novaes/Arquivo Pessoal

Nesta segunda-feira (20 de janeiro) é comemorado o Dia Nacional do Fusca. Apesar de ter sido criado na Alemanha, o Fusca virou o “xodó” de muitos motoristas brasileiros, graças ao seu formato simpático e resistência fora do comum.

O colecionador de automóveis antigos de Montes Claros, Eduardo Novais, conta que sempre gostou do modelo do carro e que sempre teve o desejo de ter um. “Eu queria ter um Fusca bem antigo, e já tinha um do ano de 1980 que tem o apelido de Fusca Saia e Blusa por ser de duas cores. Até que surgiu a oportunidade para eu comprar o de 1968. Tudo que é antigo e remete ao passado eu gosto. O Fusca é muito querido por todos e por isso sempre sou procurado para alugá-lo para casamentos”, diz.

O Eduardo explica ainda que o amor pelo carro é tão contagiante que o filho, de 15 anos, já fala que quando for maior de idade vai querer pegar o Fusca do pai para ele.

“Nós colecionadores praticamos o antigomobilismo que é desfrutar de automóveis antigos, no clube a gente fala que temos o ferrugem correndo em nossas veias, tenho um ciúmes muito grande com meus carros, não sei se vou passar algum deles para o meu filho”, brincou o colecionador.

Em Montes Claros existe há quase dez anos o Clube de Autos Antigos do Norte de Minas, o CAANM. Segundo o presidente do grupo, Idalino Ferreira, já são em média 300 associados. “Todo o terceiro domingo do mês marcamos um encontro para falarmos sobre as nossas relíquias e admirarmos. O meu amor pelo Fusca é desde a infância, sempre gostei dos clássicos”, conta.

História do Fusca

O Fusca foi o primeiro modelo de automóvel fabricado pela companhia alemã Volkswagen. Foi o carro mais vendido no mundo, ultrapassando, em 1972, o recorde que pertencia até então ao Ford Modelo T, de origem estadunidense.

O primeiro modelo bi-diesel, da década de 40, ficou para a história por ser segmentado. O último modelo do VW Sedan (nome que o veículo recebeu no México) foi lá produzido em 2003. Ele era parte de uma edição comemorativa chamada Última Edición, limitada a três mil carros.

O último exemplar marcou o fim da longa produção de 65 anos do Fusca, durante a qual foram fabricadas 21.529.464 unidades, números que fazem dele o modelo único mais produzido do mundo em todos os tempos.

**Escrita pela repórter Letícia Fernandes