Os cursos de Administração e Direito tiveram o maior número de participantes no Enade 2018, segundo um balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ainda de acordo com o órgão, as duas graduações representaram quase metade dos estudantes que prestaram o exame.
Juntos, os cursos de Administração e Direito somaram 48,5% do total de estudantes que prestaram o Enade em 2018. Segundo o levantamento, 85% dos alunos de Administração participantes do Enade são provenientes de instituições privadas.
Em relação ao curso de Administração, 49,0% dos candidatos estudavam em universidades; 21,1%, em centros universitários; 29,0%, em faculdades; e 1,0%, em Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet) ou Institutos Federais de Ensino Tecnológico (Ifet).
Quanto aos estudantes do curso de Direito, 87,0% são de instituições privadas e 13,0% estudam em instituições públicas.
Considerando os números por regiões, a Sudeste foi a mais representada, concentrando 42,7% dos inscritos. No Nordeste e no Sul, houve um total de 20,2% do total de cursos. Já o Centro-Oeste teve10,4% e a região de menor representação foi a Norte, com 6,5% de estudantes participando do Enade.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
O Enade é composto de 40 questões, distribuídas entre conhecimentos gerais e específicos. A parte específica da prova corresponde a 75% da nota e, a geral, a 25%. A avaliação estudantil é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, como forma de avaliar, individualmente, o desempenho do estudante de graduação.
De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade. Em 2018, o exame foi realizado no mês de novembro.
*Com informações do Inep
Fonte: Agência Educa Mais Brasil