Passada a temporada de compras de Natal e Reveillon, varejistas de Montes Claros se movimentam para liquidar os estoques remanescentes com ações promocionais, visando impulsionar as vendas e compensar a ausência de eventos sazonais no primeiro trimestre do ano.
A empresária Neustan Boaventura da Silva, proprietária da Super Loja 23, que existe há mais de 50 anos atuando no segmento de vestuário, conta que a principal estratégia de vendas neste mês de janeiro, é a liquidação do estoque do final de ano, na qual os preços caem em média de 40%.
“A semana do Natal é sempre a mais movimentada, contudo, temos percebido que ao longo dos últimos anos, o perfil para compras vem mudando. Os clientes já não deixam tudo para a última hora. Durante todo o mês de dezembro muitos dos nossos clientes já se preparam para as festas, antecipando suas compras”, destaca.
Segundo o presidente do Sindcomércio de Montes Claros, o Glenn Andrade, o comércio tinha uma perspectiva de ultrapassar o número de 2019 em 4% com as vendas de fim de ano, e assim aconteceu, a meta foi alcançada e em alguns segmentos até excedeu, garantindo número positivo de vendas.
Ainda de acordo com o presidente, a cidade norte-mineira está passando por um momento importante, pois os empresários estão mais confiantes devido redução das taxas de juros. “Estamos esperançosos no crescimento das empesas e da economia. As mudanças da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, está possibilitando maiores acordos entre o patrão e funcionário”, disse.
Neustan ainda explica que a loja realizou bons negócios no final de 2019, junto aos fornecedores, o que retorna em vantagens para os clientes. “Zelamos sempre pelo atendimento de excelência aos nossos clientes, acreditamos na força do trabalho sério, feito com amor e dedicação, assim, a perspectiva é sempre de aumento nas vendas, com base no mesmo período do ano anterior. Para 2020, estimamos um aumento de, no mínimo 12% em relação ao ano passado”, disse a empresária.
Glenn Andrade destaca ainda que Montes Claros está em uma escala crescente e para que em 2020 o comércio não perca as vendas, as empresas estão realizando liquidações no mês de janeiro e tem conseguido manter bom número de consumidores. “Os seguimentos de hotelaria, lazer, vestuário e de material escolar, tendem a vender mais, pois a procura no início do ano é sempre maior”, ressalta.
** Escrita pela repórter Letícia Fernandes