Morreu na tarde desta terça-feira (17 de dezembro) o precursor da radiodifusão na cidade de Montes Claros e no Norte de Minas, o jornalista Elias Siufi. A notícia foi confirmada por nota divulgada pelo Hospital Aroldo Tourinho onde ele estava internado ha cerca de três meses e ele faleceu em decorrência de uma pneumonia grave.
Elias Siufi tinha 78 anos e chegou a Montes Claros em 1964, assumindo a Rádio Sociedade Norte de Minas (ZYD-7), emissora que foi por um longo tempo a única da região e que ele dirigiu por muitos anos.
Ele foi também o grande responsável, junto a outros empresários, por trazer para a cidade o primeiro canal próprio de televisão, a “TV Montes Claros”, emissora da Rede Bandeirantes de Rádio e TV, emitia seu sinal para a população.
Em 1987, a TV Montes Claros deixou a Rede Bandeirantes e tornou-se afiliada à Rede Globo, passando também a repetir parte da programação produzida pela TV Globo Minas, a conhecida Inter TV Grande Minas. Exerceu a função de provedor da Santa Casa de Montes Claros e presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Industrial; foi ainda secretário municipal da Fazenda entre outras funções de de alto escalão na Prefeitura de Montes Claros.
O jornalista deixa esposa, filhos, neto e bisnetos. O Velório do jornalista Elias Siufi acontecerá na funerária Avelar, a partir das 22h desta terça-feira e o sepultamento previsto para 10h da manhã quarta-feira (18), o local ainda não foi informado.