Com foco na acessibilidade, deficientes físicos serão beneficiados com 194 cadeiras de rodas em Montes Claros

Cerca de 194 cadeiras de rodas do tipo padrão serão entregues a deficientes físicos até esta primeira quinzena de dezembro, através do Centro de Órteses e Próteses da Secretaria Municipal de Saúde, em  Montes Claros.

De acordo com a fonoaudióloga, Ana Paula Leite Batista, que é referência técnica da Junta Reguladora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, os materias que estavam reprimidas desde o ano de 2015.

Ela ainda explica que as órteses e próteses, como coletes, cintas, pernas e braços “mecânicos”, tutores, já vinha sendo entregues desde o mês de agosto, e os outros meios de locomoção, como calçados, palmilhas, andadores, muletas e bengalas, estão com previsão de início de entrega para janeiro de 2020.

Ana Paula Leite Batista, ressalta ainda que a dificuldade no fornecimento de OPM (Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção) estava relacionada a falta de fornecedores.

“Por se tratar de procedimentos com valores estabelecidos na Tabela SUS, sem possibilidades de incremento, e sendo esses valores pouco atrativos e fora do valor de mercado, não conseguíamos contratar empresas para realizar o fornecimento. Porém, após muito esforço, conseguimos contratar fornecedores contemplando todos os itens da tabela para esse serviço”, disse a fonoaudióloga.

Para requerer uma OPM, o usuário deficiente físico, deverá procurar a Estratégia Saúde da Família que atende o seu território para que o médico possa encaminha-lo ao serviço de Órtese e Prótese. Após esse encaminhamento, o usuário deverá aguardar o contato do serviço para agendar o atendimento. No serviço ele será avaliado por médico especialista e equipe multidisciplinar que irá analisar o caso e prescrever a OPM necessária e também o tratamento de reabilitação que o mesmo deverá realizar.

Caso o usuário já esteja aguardando a entrega da sua OPM, o contato deve ser realizado no próprio Centro de Órtese e Prótese. Caso ele ainda esteja aguardando o primeiro atendimento, deverá entrar em contato com o seu PSF ou na Secretaria Municipal de Saúde para saber o andamento do seu processo.

Escrita pela repórter Letícia Fernandes / Sugestão de pautas pelo telefone: (38) 9.9105-8500