Desde 2018, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a apresentar uma tendência: o número de participantes de primeira viagem tem se aproximado daqueles que farão a prova novamente. Na edição de 2019, dos 5,1 milhões de participantes inscritos no Enem 2019, 2,4 milhões vão fazer a prova pela primeira vez, o que representa 47% dos inscritos.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pela aplicação das provas do Enem, entre os motivos que podem explicar o aumento de participantes estão as mudanças implementadas em 2017 para concessão de isenção do pagamento da taxa de inscrição.
O Enem, neste ano, será realizado nos próximos dois domingos, 3 e 10 de novembro. Para que não ocorram imprevistos, o Inep recomenda que os participantes levem o Cartão de Confirmação da Inscrição nos dois dias de aplicação do exame e alerta para que não deixem para acessar o cartão na véspera da prova.
Na edição 2019, algumas mudanças foram implementadas e os estudantes devem ficar atentos. Entre elas estão: a revista dos lanches levados pelos participantes, além da eliminação do candidato caso o aparelho de celular emita qualquer som durante a aplicação da prova, mesmo estando dentro da sacola lacrada – que é entregue antes do candidato entrar nas salas.
Com informações do Inep
Fonte: Agência Educa Mais Brasil.