O modelo de gestão hospitalar implementado pelo Diretor Administrativo, Jaílton Xavier, foi decisivo para motivar equipe do Hospital Municipal de Januária (HMJ) em trabalhar na busca do Alvará Sanitário de Funcionamento anunciado na última terça-feira (1º de outubro) pela Vigilância Sanitária Estadual, regional de Januária, para a instituição.
Após uma série de problemas enfrentadas pelo Hospital em março deste ano, como a escala incompleta dos médicos do pronto socorro, dificuldade de encontrar profissionais médicos disponíveis no mercado de trabalho, falta de repasses de recursos estadual, provocando assim uma grave crise na saúde da cidade, Jaílton Xavier foi chamado, então, para assumir o posto de novo diretor administrativo.
A questão ganhou repercussão da grande imprensa e missão do novo diretor foi comparada por um especialista em gestão em saúde pública como a uma carreta carregada descendo ladeira a baixo e sem freios. A primeira missão seria preencher a escala médica, arrumar os “freios dessa carreta”, acalmar os ânimos, devolver a sensação de segurança, temporariamente perdida na instituição, restabelecer a confiança da população no hospital, passar tranquilidade para a equipe e chamar todos à responsabilidade, mas acima de tudo implementar o diálogo, ouvir os dois lados, acolher as queixas e respaldar as decisões.
Recebido apoio incondicional do Prefeito da Cidade Dr. Marcelo Félix, do Secretário de Saúde Deyvison Diaz e do adjunto Jorge Neres, montou o Escritório da Qualidade no hospital composto pelas enfermeiras, Gabriela Fernandes (coordenadora de enfermagem) que tem apoio integral de toda equipe da enfermagem e das enfermeiras Leandra Pereira de Barros (Controle de Infecção Hospitalar), Luciana Saraiva (Acompanhamento de processos e urgência e emergência). Fortaleceu sua assessoria administrativa com as enfermeiras Marcela Corrêa Barbosa e Caroline Viana, especialistas em Gestão Pública e Saúde do Trabalhador, respectivamente. Dinamizou as coordenações com Marisa Carneiro (portaria e segurança), Maria Helena (Farmácia) Andréa Amaral (SND), Leila Mota (Almoxarifado) e Marina da Silva (limpeza e conservação).
Conseguiu dessa forma mobilizar todos os servidores do HMJ a trabalharem unidos e com muito esforço no cumprimento dos pontos estabelecidos no relatório da vistoria técnica da Visa e nos termos estabelecidos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o município e o Ministério Público Estadual.
Em entrevista a nossa reportagem, Jaílton Xavier agradeceu em especial todos os servidores do HMJ, da gestão municipal, dos técnicos da Visa e do Promotor de Justiça, Dr. Leandro Pereira Barboza. Disse ainda que “o trabalho está apenas começando, pois a responsabilidade agora aumenta e, tanto ele quanto os colegas de trabalho, farão de tudo para manter o nível de qualidade no atendimento aos que procuram o hospital”.
Por: Ricardo Soares.