Após 13 anos hospital de Januária consegue alvará sanitário

Foto: Ricardo Soares

Na última terça-feira (1º de outubro) a Vigilância Sanitária Estadual (Visa) deu parecer favorável para emissão do Alvará Sanitário para o Hospital de Januária (HMJ). A notícia foi dada após inspeção feita pelos técnicos da Visa e pelo promotor de Justiça Dr. Leandro Pereira Barboza, novo coordenador Regional das Promotorias de Justiça e Defesa da Saúde da Macro Região Sanitária Norte, para verificação do cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado no início deste ano após uma série de problemas enfrentados pelo Hospital. 

Naquele período, o então promotor de Justiça de Januária, Dr. Leandro Pereira, em conjunto com a Visa iniciaram uma série de visitas e levantamento das demandas do hospital, como a elaboração dos fluxos de trabalho, implantação dos processos, funcionamento das comissões técnicas, reforma e aquisição de novos equipamentos e reforma física da instituição.

Ontem, após uma série de visitas ao longo deste período, a Visa anunciou que o hospital atingiu os requisitos mínimos para receber o Alvará Sanitário de Funcionamento e que em uma semana o documento será emitido pelo órgão. Segundo o promotor de justiça, Dr. Leandro Pereira, em discurso bastante aplaudido, quando assumiu a promotoria de Januária se comprometeu com a cidade em trabalhar para que o hospital tivesse condições técnicas e estruturais para receber o alvará e colocar o bloco cirúrgico para funcionar realizando cirurgias eletivas.

Quando foi transferido para Montes Claros para assumir a coordenadoria regional, deixou claro que seu compromisso se mantinha e ontem o deu por realizado. O promotor disse ainda que este tipo de inspeção e ajustamentos serão feitos em outros hospitais da região, os próximos serão os de São Francisco, Manga e Itacarambi e assim poder garantir o acesso a uma saúde de qualidade aos moradores destas regiões. 

Dr. Leandro disse ainda que Januária tem tudo para ser uma referência regional na área da saúde, para tanto é preciso fazer gestão dos recursos existentes, como pessoal, uma boa gestão dos fluxos, das referências e contra referências da saúde e o fortalecimento e ampliação dos consórcios intermunicipais de saúde.

Essa transformação no hospital de Januária se iniciou a partir da entrada do novo diretor administrativo, Jaílton Xavier, com o aval e o apoio irrestrito do secretário Deyvison Diaz e do prefeito Dr. Marcelo Félix, iniciou uma grande mobilização e motivação jamais vista junto e com a participação direta da sua equipe de trabalho, só assim foi possível atingir as demandas propostas pelo MP e pela Visa. F

Jaílton Xavier agradeceu toda a equipe do hospital, da gestão municipal, dos técnicos da Visa e do Promotor de Justiça, Dr. Leandro, e em entrevista à nossa reportagem disse que o trabalho está apenas começando, pois a responsabilidade agora aumenta e, tanto ele quanto os colegas de trabalho, farão de tudo para manter o nível de qualidade no atendimento aos que procuram o hospital.

Por: Ricardo Soares.